VOCAL POP: Análise Vocal Lea Michele!


Olá, Pessoal! Eu sou o Sávio Alves estudante de Bel Canto (conto erudito) há 11 anos, atualmente tenho uma página sobre técnica vocal no Facebook a VOCAL POPum blog sobre a mesma temática e sou atuante na área da música há alguns anos… Estarei aqui como colunista do Febre Teen todas as sextas-feiras trazendo para vocês um pouquinho sobre as vozes dos seus cantores preferidos.

Antes de lerem a Análise Vocal da Lea Michele, é preciso que saibam algumas coisas para não ficarem confusos Ok?

Tessitura Vocal: São as notas que o cantor consegue executar com naturalidade, entonação, afinação, segurança e audíveis.

Extensão Vocal: São todas as notas fisiologicamente possíveis de serem executadas pelo cantor, não importa se são confortáveis ou bonitas…

Dinâmica: Volume da nota… Alto, baixo etc…

Registros Vocais:

Registro Apito: Registro Vocal mais agudo, utilizado pelos cantores para produzir notas agudíssimas, que competem com Pássaros, Golfinhos, Elefantes, morcegos e alguns Instrumentos Musicais como Guitarra e Flauta. Nem todos conseguem executa-lo. Exemplo: http://zip.net/bykxZT

Voz de Cabeça: Registro Vocal utilizado para cantar notas agudas de forma correta, com volume. É o Registro Vocal mais difícil, pelo fato de exigir força e vontade do cantor. É uma voz doce muito utilizada por Jojo. Exemplo: http://zip.net/bskxXw

Voz Mista: Registro Vocal utilizado para cantar notas intermediárias (nem tão graves e nem tão agudas). É o Registro mais utilizado comercialmente. Ariana Grande usa muito esse registro em suas notas altas. Exemplo: http://zip.net/bnkxwc

Voz de Peito: Registro Vocal utilizado para cantar notas graves. É o Registro mais utilizado pelos homens e por mulheres de voz mais grave, Adele o utiliza frequentemente. Exemplo:http://zip.net/bykxBN

Soprano: Voz aguda feminina, encarregada de executar as notas mais agudas.

Exclamação: São as notas que produzimos normalmente gritando como as “mocinhas de filme de terror”.
Exemplo: http://zip.net/bykxZT

Timbre: É a “cor da voz”, como soa.

 

Voz com Metal: Voz brilhante, ligeiramente nasal… Característico do rock e metal.

 

 Análise: 

 

Lea Michele tem apenas 27 anos de idade, mas é uma veterana no mundo da música já tendo interpretado na Broadway e em vários outros locais de destaque mundial no meio dos musicais.

Sua voz foi construída para encher um teatro grandioso tentando a todo custo passar a emoção da cena para o público que nem sempre pode ver suas expressões de perto… Alguns “exageros” são necessários tanto na atuação quanto na vocalização das cenas para que até mesmo o expectador que esteja mais distante consigo entender o que se passa na peça e não perca a intenção da cena.

Sua respiração por diversas vezes é utilizada de uma forma mais “pesada”, emotiva e evidente tentando passar o sentimento ao público o que cai muito bem no teatro musical, porém no canto popular “comum” onde o auxílio do microfone dinâmico (microfone de mão, “sorvetão”) pode passar a sensação de exageros e vícios vocais.

Sua voz mista é de longe seu forte se estendendo até um A5 (Lá 5) nota essa extremamente aguda como Lea demonstra no fim de um Mashup em Glee de Halo e walking on sunshine. Sua nota mais grave demonstrada com beleza é firmeza é um F3 (Fá 3) e não apresenta grandiosidade como suas notas agudas por se tratar de um Soprano.

Sua marca registrada é com certeza seus Staccatos (que nada mais são do que interrupções rápidas nas notas como Leademonstra em “Gives You Hell”)… Mas ouvintes mais atentos podem sentir um pouco de “enjoados” caso esses staccatos sejam usados em grande quantidade por apresentarem uma carga dramática muito grande.

Lea é uma grande intérprete… Seu timbre é agradável, tem uma quantidade grande de metal em seus agudos, sua voz de peito é pouco volumosa e intensa e sua tessitura é bem treinada. Apesar de toda sua extensão vocal não ter sido demonstrada ainda tenho certeza que a mesma é vasta e grandiosa…

Classificação Vocal / Vocal Type: Soprano.

Possível Classificação Vocal (pelo Sistema Fach) / Vocal Type (Fach’s System)Soprano Lírico.

Alcance Vocal / Vocal Range: Eb3 – D6 (Mí Bemol 3 – Ré 6).

Oitavas / Octaves: 2 Oitavas, 6 Nota e 1 Semitom. / 2 Octaves, 6 Note and 1 Semi-Tone.

Tessitura Vocal (Especulada): F3 – F5 (Fá 3 – Fá 5).

Oitavas / Octaves: 2 Oitavas. / 2 Octaves.


Performances que VOCAL POP recomenda:

Por hoje é só Gleeks, comentem e me ajudem com o próximo cantor… Caso queiram mais informações sobre seus cantores preferidos curtam Vocal Pop e acesse o blog Vocal Pop.

Comentários

What's Your Reaction?

HAHA HAHA
1
HAHA
Amei Amei
1
Amei
Triste Triste
1
Triste
Que? Que?
0
Que?
OMG! OMG!
0
OMG!
Aff... Aff...
1
Aff...
Arrasou Arrasou
0
Arrasou

Comments 9

Deixe uma resposta

  1. Lea tem um controle lindo sobre sua voz. Acho fantástico como ela se sobressai quanto aos demais colegas do elenco de Glee, não apenas pela voz, mas como ela consegue nos fazer sentir com as canções que ela interpreta. Sou fã.

log in

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Trivia quiz
Poll
Story
List
Video
Audio
Image