Precisamos falar sobre o fanatismo: qual o limite entre ser fã e obsessivo?


Ser fã é uma coisa maravilhosa, claro. Na maioria das vezes, quem é fã e acompanha o ídolo (seja na música, na TV ou onde quer que ele atue), acaba conhecendo muita gente e fazendo amizade com outras pessoas que também compartilham o mesmo sentimento. Mas, tem vezes em que “ser fã” passou dos limites. Existe um muro entre “admirar” e “ser obsessivo”?

As celebridades cada vez mais investem em segurança, tanto para eles quanto para os próprios fãs. Há casos de artistas que sofreram atentados, ameaças e até se machucaram por conta da invasão de privacidade. É importante que os fãs pensem que, mesmo que isso faça o artista estar um pouco longe, garante a segurança e a integridade física de todos, seja em shows, eventos, convenções, sessões de autógrafo… É necessário lembrar que eles também são seres humanos normais como qualquer um de nós, e que essa invasão de privacidade e demonstração de obsessividade pode assustar, fazendo com que eles não deem a devida atenção que gostariam de dar aos fãs. E não estão errados em agir assim quando esse “amor” passa dos limites, não é?

Confira as histórias de celebridades que passaram por esse perrengue:

1. Justin Bieber: Uma das histórias que mais repercutiu nas redes sociais nesta semana foi a de Justin Bieber e Luiz Mariz. Parece que o youtuber foi atrás de Justin Bieber enquanto o cantor estava saindo da igreja, e Luiz foi fotografado pelos paparazzis no fundo. Não é a primeira vez que Mariz passou do ponto, por Justin indo à todos os lugares em que o cantor está. No final do ano passado, Luiz invadiu o palco do show de Justin em Portugal, mas não deu nem tempo de encostar no cantor! O youtuber foi retirado pelos seguranças rapidamente. Confira:

A atitude de Luiz Mariz foi reprovada por muitos do fandom do JB nas redes sociais. Muitos acham uma ação desrespeitosa com o próprio artista, que estava em um momento pessoal e íntimo:

Ainda com tantas reclamações da parte da maioria dos fãs, outros não viram lá grande coisa no que Luiz fez, e disseram que fariam a mesma coisa:

Depois do bombardeio de mensagens que Luiz recebeu nas redes sociais, Gustavo Rocha se pronunciou na guerra de opiniões para deixar um recadinho e deu uma alfinetada em Luiz Mariz:

Mariz não deixou barato, marcou Gustavo em um post no Instagram Stories dando seu parecer sobre sua própria atitude:

E Gustavo respondeu:

Depois de tanta confusão, Gustavo Rocha apagou os tweets e disse que estava cansado de discussão. Mas Luiz, parece não reprovar sua atitude, dizendo que o que ele sente pelo Justin é amor mesmo. Eita!

2. Luba: No caso mais recente, uma fã publicou nas redes sociais uma foto da porta do apartamento de Luba, onde a menina foi em busca de uma foto com ele. O youtuber não gostou nada disso, e postou um tweet pedindo aos fãs que parem de invadir a privacidade para querer apenas uma foto com ele ou até mesmo com seus próprios familiares:

A garota respondeu, mas o tweet foi apagado, inclusive a foto que ela havia postado. Ele a desculpou e ainda encerrou o assunto dizendo que fã tem que respeitar o ídolo, mesmo que o sentimento seja algo bom, não é nada legal impedir que seu ídolo tenha uma vida normal por conta de atitudes que possam vir a atrapalhar o dia a dia deles.

3. Kendall Jenner: Recentemente, a modelo conseguiu uma ordem de restrição contra Thomas Hummel, um rapaz que enviava cartas com mensagens desrespeitosas para Kendall há um bom tempo.

4. Kylie Jenner: A irmã de Kendall, há um tempo também já havia passado por uma situação semelhante. Um homem invadiu a casa dela e ficou lá dentro por cerca de 72 horas. Ele também enviou mensagens intimidadoras à Kylie.

5. Selena Gomez: Em um caso um pouco mais chocante, um homem que tinha uma certa obsessão por Selena Gomez foi acusado de assassinar a própria família por causa disso. Daniel Green tinha 40 anos na época do ocorrido, há 4 anos, e publicava frases em suas redes sociais que idolatravam Selena como se ela fizesse parte de seu ciclo de contatos:

Mensagens de Daniel para Selena em suas redes sociais. (Foto: Reprodução/Facebook/Daily Mail)

6. Christina Grimmie: No ano passado, a ex-The Voice Christina Grimmie, foi baleada em uma sessão de autógrafos que fazia em Orlando. O atirador era Kevin James, um rapaz que tinha uma certa obsessão na garota. Segundo alguns sites que divulgaram a identidade de Kevin logo após a morte de Christina, o rapaz já tinha até feito cirurgias estéticas na tentativa de conquistar a cantora.

Snapchat publicado por Christina no dia da sessão de autógrafos em que foi assassinada. (Foto: Reprodução/Snapchat)

Pois é, gente! É tanta história que a gente fica até pensando no que é certo ou errado. E você, o que acha disso? Existe uma linha tênue entre o amor e a obsessão? É possível que cada um se coloque no seu lugar e entenda que os ídolos precisam ter uma vida pessoal e que nenhum fã pode interferir nisso?

Imagem Destaque: (Reprodução/Instyle Magazine/Instagram/HanesxCarla/Love18)

Comentários

What's Your Reaction?

HAHA HAHA
1
HAHA
Amei Amei
4
Amei
Triste Triste
52
Triste
Que? Que?
2
Que?
OMG! OMG!
20
OMG!
Aff... Aff...
1
Aff...
Arrasou Arrasou
2
Arrasou
Giovana Sobral
Jornalista em formação e a mana que manja do sertanejo, mas nem parece.

Comments 0

Deixe uma resposta

log in

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format