Referências e críticas no clipe “Look What You Made Me Do” da Taylor Swift? Confira nossa análise!


Clipe da cantora está recheado de referências que talvez você não tenha percebido!

Olha só o que você me fez fazer! É inegável o poder da cantora Taylor Swift na indústria musical. Desde o seu primeiro disco morno autointitulado, até o seu último e poderoso disco bem aclamado e vendido pelo mundo, Swift sempre foi sinônimo de talento e qualidade. Após promover um blackout nas próprias redes sociais, dar início a era “Reputation” — álbum sucessor do 1989 —, lançar o single e o clipe de “Look What You Made Me Do”, Tay causou um estrondo com as inúmeras referências que o videoclipe carrega.

Lançado durante o Video Music Awards que ocorreu este domingo (27/08), o clipe repercutiu toda a internet e mais precisamente, os fãs de música POP. Isso porque a Taylor Swift lançou um clipe TOTALMENTE diferente de sua videografia e de certo modo, mais bizzaro. O que algumas pessoas não entenderam é que além de toda incrível produção realizada, há um possível contexto por trás. Por isso, o Febre Teen fez questão de selecionar algumas referências contidas no clipe. Confira!

 

Inicialmente, a primeira referência que temos sobre o clipe é um fato que todos já sabemos: Que a velha Taylor Swift está morta. Ao mesmo tempo que dá ênfase a morte, ela também faz alusão de uma versão zumbi que retornou após ser morta por causa de sua reputação.

Em seguida, eis que surge a mesma como uma morta-viva de vestido azul, criando uma ponte de ligação consigo no clipe de “Out of the Woods” — que por sinal, tinha como frase marcante do clipe “Ela o perdeu, mas encontrou a si mesma e de alguma forma isso foi tudo” — criando uma teoria de que, de fato, a velha Taylor morreu.

Após isso, notamos outra referência: O suposto nome no túmulo, “Nils Sjöberg”. Aos que não se lembram, foi o nome em que Swift utilizou como pseudônimo para escrever a música “This Is What You Came For” do DJ Calvin Harris em parceria com a cantora Rihanna. Seria essa uma forma de insinuação de que Tay não vai mais compôr para outras pessoas? Ou será que se diz respeito ao fato das críticas pelos direitos da música do DJ?

Prosseguindo com o clipe, em um momento, Taylor é vista deitada numa banheira cheia de jóias e diamantes e ao seu lado, uma nota de 1 dólar. Claramente é uma referência do seu processo contra o DJ Mueller, onde ela pediu apenas um dólar, caso saísse vitoriosa no tribunal. Podemos supôr também que Swift pediu apenas esse valor ao DJ, pois o caso não se tratava de dinheiro — e que também dinheiro não é problema para ela — enfatizando esta cena do clipe, na qual mostra que não precisa.

Nesta cena a seguir, Taylor aparece rodeada de cobras que estão a sua disposição, fazendo claramente uma referência ao fato dos haters a chamarem de “cobra”.

Em seguida, ocorre um acidente de carro, onde apesar do incidente com a mesma, ela continua mais poderosa do que nunca, fazendo alusão de que continua sendo aclamada, premiada e rica, mesmo nos momentos que não lhe convém. A cena também faz referência ao trecho “Loving him is like driving. A new Maserati down a dead end street” da música “Red”.

Prosseguindo, vemos a Taylor enjaulada e cercada por diversos seguranças, fazendo alusão de que a cantora passa vários meses longe da mídia, descasando a imagem, aproveitando a vida da melhor forma possível.

Dando continuidade, ela é vista roubando um banco — ou seria uma empresa de stream — fazendo referência ao fato de chamarem ela de “mercenária” ou de “cobradora de boletos” após ela retirar suas músicas da maioria das plataformas digitais de streamings — como Spotify — e registrar direito em tudo que for utilizado referente a si própria contra a pirataria.

Ela também faz uma crítica ao fato dos haters e da mídia a acusarem de induzir celebridades para entrar no seu “squad” para benefício próprio. A cena também remete ao fato de dizer que a artista só deseja mulheres perto dela, na qual seja do mesmo padrão.

Mais pra frente, Taylor aparece destruindo um jatinho, criticando a forma como a mídia retrata a mesma.

A seguir, ela aparece com um grupo de rapazes, onde todos estão utilizando um crooper com “I ♥ TS”. Há duas possíveis teorias para o momento: A primeira é de que cada dançarino representa um ex-namorado dela, no caso, oito ex’s, criticando o fato da mídia e os haters a verem como uma louca dos relacionamentos. A segunda teoria é de que o momento é uma indireta ao fato de sua treta com a Katy Perry, envolvendo dançarinos.

Prosseguindo, a cena seguinte é a mais chocante: Todas as Taylor’s de eras passadas aparecem em uma grande aglomeração, tentando chegar ao topo, onde está a Taylor atual. Talvez seja uma crítica sobre a suposta mudança de identidade entre os álbuns, ou talvez um deboche a tag “Rip Taylor Swift”.

Ainda no mesmo clímax, eis a parte chocante: A morte das Taylor’s. Na imagem abaixo temos a nova Taylor Swift representada por Reputation, também temos “Red”, “Fearless”, “1989” e outras eras representadas por figuras de clipe, como no caso de “You Belong With Me”, “Shake it Off”, “22”, etc.

Ela ainda faz uma referência ao fato de dizerem que ela não sabe dançar.

E no final, podemos rever algumas das Taylor’s, novamente, deixando o final de forma mais triunfal.

Entre as versões, podemos notar a Taylor Swift da polêmica com Kanye West no “VMA” de 2009, época em que o mesmo a constrangeu na frente de todo o público. “Eu gostaria de ser excluída dessa narrativa”, afirma a versão no clipe, trazendo referência também que supostamente, Swift se vitimiza.

Mas e você? Conseguiu captar todas essas referências no novo clipe da Tay? Será que todas elas, de fato, são reais? Após ler tudo isso, que tal dar mais uma conferida no clipe de “Look What You Made Me Do” e tirar prova de todas essas referências? Independente disso, Joseph Kahn e Taylor Swift, mandaram bem nesse clipe!

 

Algumas das referências citadas acima, foi extraída pela conta @updateswiftbr. Ficamos gratos pelas referências. ♥
Imagem Destaque: (Reprodução/Vídeo/Big Machine Records)

Comentários

What's Your Reaction?

HAHA HAHA
2
HAHA
Amei Amei
28
Amei
Triste Triste
1
Triste
Que? Que?
1
Que?
OMG! OMG!
6
OMG!
Aff... Aff...
5
Aff...
Arrasou Arrasou
47
Arrasou
Welton Wanderley
18 anos, pernambucano, pisciano, cursa Recursos Humanos no Centro de Ensino Grau Técnico, ama música e séries. Contra richa de duas mulheres, não é atoa que é Katycat e Swiftie. Sonha em desejar parar de sonhar, pois tem o objetivo de realizar tudo na qual deseja.

Comments 0

Deixe uma resposta

log in

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format