Sejamos sinceros: hoje pode até ter sido dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo, mas desde sexta-feira nós só pensamos em uma coisa… No novo hit do BLACKPINK, “DDU-DU DDU-DU”!

(FOTO/Destaque: Reprodução/@opajenlisa Twitter)

Não tem como se concentrar em outra coisa – não basta a música estar maravilhosa e poderosa, o videoclipe está melhor ainda! Receita certa para vício. <3

E não é para menos: depois de quase um ano desde seu último lançamento, com o single “As If It’s Your Last”, a expectativa para o retorno das meninas ao mundo musical era enorme. Lembremos que, na indústria do pop sul-coreano, é quase impensável para um grupo ficar mais de seis meses sem nenhum lançamento, mesmo que este não seja promovido em programas musicais, de variedades e afins.

As meninas do BLACKPINK não se apertaram e, em seu próprio ritmo e tempo, retornaram com um hit quebrador de recordes, além de sambarem lindamente com seus sapatos de salto alto na cara de todo mundo que reclamou da demora.

(FOTO/Destaque: Reprodução / @jovemhan Twitter)

Enquanto curtimos junto aos Blinks [fandom das meninas] essa linda fase do BLACKPINK, reunimos algumas curiosidades sobre “DDU-DU DDU-DU” para você conferir! =D

1. Cada girl representa uma entidade diferente no vídeo

Não basta estarem as quatro lindas e maravilhosas durante todo o videoclipe: as roupas, poses e trejeitos de cada uma das quatro integrantes não é coincidência.

O BLACKPINK, desde o início de sua carreira, têm uma imagem forte como um grupo feminino poderoso, cheio de glamour, sucesso e beleza. Jennie, Jisoo, Lisa e Rosé vestiram a carapuça para esse videoclipe:

a) Jennie = Poder

(FOTO/Reprodução)

Jennie, principal rapper do grupo, sempre teve fama de “princesa”, tanto como forma carinhosa como em forma de crítica. Em “DDU-DU DDU-DU”, essa imagem foi usada a favor de Jennie ao colocarem a bonita em um pedestal com uma coroa, tocando o terror em um tabuleiro. Literalmente rainha da rolê inteiro e azar de quem não gostar – BLACKPINK é quem dita as regras e pronto!

O figurino de Jennie quando ela está sentada no pedestal também é muito importante. Na Coreia do Sul, quando os artistas desejam dizer que vão se destacar dos demais, costuma-se usar muito a expressão “o grupo X mostrará aos fãs suas próprias cores”. O fato de Jennie usar um vestido inteiro colorido em sua cena como rainha do tabuleiro reforça a ideia de que BLACKPINK pode usar as cores que quiser – ou o conceito que quiser – que sempre serão rainhas.

(FOTO/Reprodução)

Assinei embaixo.

Reparem também que o pedestal de Jennie tem uma escada, para representar que a bonita não chegou aonde está sem esforço e sem provações – ou seja, não foi tudo brilho e contos de fada como as pessoas imaginam.

b) Lisa = Sucesso

(FOTO/Reprodução)

Lisa – integrante mais nova das quatro bonitas, dançarina principal e rapper guia – é tailandesa, nascida e criada em Bangkok, e ganhou a alcunha de “Princesa Tailandesa” em seu próprio país após iniciar sua carreira com o BLACKPINK. Se ser chamada assim em casa não é sinônimo de sucesso, eu não sei o que seria!

Lisa aparece vestida para matar em um cofre de banco rosa, em uma sutil referência ao filme “Kill-Bill” ao brandir uma espada cuja lâmina tem a palavra “BLACKPINK” gravada, mostrando que não há obstáculos que as meninas não possam superar.

(FOTO/Reprodução)

Em sua próxima cena, Lisa aparece com um papagaio rosa, que tem um significado imagético bem ambíguo, mas que combina 100% com o histórico das meninas: ele pode representar sucesso e novas aventuras… Ou um aviso para não se confiar em pessoas próximas a você e tomar cuidado com fofocas.

E não nos esqueçamos de Lisa em seu macacão rosa Barbie, em um laboratório com um quadro negro: as meninas do BLACKPINK têm sua própria identidade e estão dispostas a ensinar “como se faz sucesso”, por assim dizer.

c) Rosé = Beleza

(FOTO/Reprodução)

Rosé, vocalista principal e dançarina guia do grupo, pode até não ser considerada a mais bonita das quatro, mas sempre foi a mais feminina e delicada. Quando aparece destacada em um pedestal em um vestido rosa claro cheio de brilhos, Rosé é uma alusão a Afrodite, a deusa do amor da mitologia grega.

(FOTO/Reprodução)

A mesma Rosé aparece pouco depois em um figurino em preto e vermelho, se balançando em um candelabro, representando como o amor e a beleza são cheios de idas e vindas, e que a beleza também pode ter seu lado perigoso, pois as pessoas podem ser seduzidas por algo que nunca poderão alcançar.

d) Jisoo = Fama

Desde o começo da carreira das meninas, tudo o que elas fazem vira notícia, seja em cima ou fora dos palcos. Com o hiato de um ano em suas atividades musicais, essa observação apenas se intensificou, pois todos queriam saber o que as meninas estavam fazendo se não estavam trabalhando em novas músicas. Jisoo, vocalista guia e visual (ou seja, considerada a mais atraente por padrões de beleza sul-coreanos) do grupo, encarnou esse lado da vida das meninas.

(FOTO/Reprodução)

Apesar de não aparecer em um pedestal, Jisoo aparece usando saltos impossivelmente altos junto a um outdoor com uma foto sua. O tombo que ela leva na sequência mostra que não importa que o BLACKPINK cometa erros, pois elas sempre voltarão por cima e não terão atenção negativa da mídia – se vocês perceberem, ninguém que estava tirando foto do outdoor se vira quando ela tropeça ou presta atenção ao momento.

2. As girls rebateram várias críticas que já receberam

O BLACKPINK lançou seu primeiro single no dia 08 de agosto de 2016, mas só lançou seu primeiro EP (ou mini álbum) este ano, chamado “Square Up”. Por causa desse início de carreira cheio de lançamentos “single”, outro fator bem incomum para grupos de sucesso na indústria do pop sul-coreano, as meninas tiveram que engolir todo tipo de comentário e crítica.

ninguém merece, né?

Em “DDU-DU DDU-DU”, elas extravasaram e aproveitaram para rebater. Diziam que Jennie não era uma boa rapper? Temos Jennie fazendo um rap forte e de ponto alto na música. Diziam que Jisoo não era uma boa dançarina? Temos Jisoo com holofotes para fazer sua parte na coreografia. Diziam que BLACKPINK era um grupo de modelos profissionais? Temos Jennie passando com um tanque de guerra de brilhos passando por cima de sacolas de compras.

(FOTO/Reprodução)

E não nos esqueçamos do lightstick [bastão de luz usado em shows] oficial das meninas fazendo uma apariçãozinha especial nas mãos de Lisa, pois muitas pessoas reclamavam que elas não tinham o seu próprio lightstick sendo um grupo com tanta repercussão no mundo.

Acho que deu para entender as pisadas sociais, né? Haha!

3.Retorno com uma explosão visual e lírica

No início do videoclipe, Lisa joga bombas de fumaça e poeira coloridas na introdução, apresentando o BLACKPINK em tronos de pedra a la “Game of Thrones”. As meninas querem que o mundo saiba que elas voltaram para detonar geral, mesmo sabendo que não precisam provar nada para ninguém. Quer maior lição de empoderamento feminino?

Não é apenas atitude: as letras ilustram bem que BLACKPINK não está preocupado com o que pensam delas e de quem elas são, que continuarão a exercer seu poder sem remorso e sem pedir desculpas. Melhor aceitar a bomba já no início, pois assim a bomba no final, com elas no topo do trono, dói menos.

(FOTO/Reprodução)

Bônus: bastidores

No fim do dia, mais do que desafiar a sociedade, o importante é amar o que você faz. O BLACKPINK deixou muito claro que amam o que fazem e seus fãs, pois o clima nos bastidores das gravações de “DDU-DU DDU-DU” era só alegria.

Jennie comentou que o tanque brilhante realmente andava e que ela gravou como se estivesse em cima de seu próprio carro. Quem pode, pode.

Lisa escolheu o papagaio rosa como a melhor parte, mesmo que o bichinho tenha mordido sua mão nas gravações, pois “ele era muito fofo”, e Rosé confessou que se balançar no candelabro foi uma das coisas mais divertidas que ela já fez, mesmo com a equipe a avisando que poderia ser perigoso – a bonita ainda teve coragem de dizer que queria ter podido balançar mais alto! =O

(FOTO/Reprodução)

Quando eu crescer, quero ter a coragem dessas meninas.


É isso, gente! Se você ainda não assistiu “DDU-DU DDU-DU”, assista aqui e nos conte o que você achou da nova música do BLACKPINK! =D

CR: Soompi (informações sobre videoclipe e bastidores)


Anne Bollmann

Jornalista formada na Cásper Líbero com olhos e interesses por todo lugar: livros, séries, músicas e futebol. No momento, altamente inserida na cultura pop sul-coreana e acompanhando de perto sua ascensão pelo mundo.

0 Comments

Deixe uma resposta

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format