Olá, Pessoas! Eu sou o Sávio Alves estudante de Bel Canto (conto erudito) há 11 anos, atualmente tenho uma página sobre técnica vocal no Facebook a VOCAL POP (Em parceria com Harrison Max que também postará por aqui) e sou atuante na área da música há alguns anos… Estarei aqui como colunista do Febre Teen todas as sextas-feiras trazendo para vocês um pouquinho sobre as vozes dos seus cantores preferidos.

Antes de lerem a Análise Vocal da Demi Lovato, é preciso que saibam algumas coisas para não ficarem confusos Ok?

Tessitura Vocal: São as notas que o cantor consegue executar com naturalidade, entonação, afinação, segurança e audíveis.

Extensão Vocal: São todas as notas fisiologicamente possíveis de serem executadas pelo cantor, não importa se são confortáveis ou bonitas…

Dinâmica: Volume da nota… Alto, baixo etc…

Registros Vocais:

Registro Apito: Registro Vocal mais agudo, utilizado pelos cantores para produzir notas agudíssimas, que competem com Pássaros, Golfinhos, Elefantes, morcegos e alguns Instrumentos Musicais como Guitarra e Flauta. Nem todos conseguem executa-lo. Exemplo: http://zip.net/bykxZT

Voz de Cabeça: Registro Vocal utilizado para cantar notas agudas de forma correta, com volume. É o Registro Vocal mais difícil, pelo fato de exigir força e vontade do cantor. É uma voz doce muito utilizada por Jojo. Exemplo: http://zip.net/bskxXw

Voz Mista: Registro Vocal utilizado para cantar notas intermediárias que não são nem tão agudas e nem tão graves. É o Registro mais utilizado comercialmente. Ariana Grande usa muito esse registro em suas notas altas. Exemplo: http://zip.net/bnkxwc

Voz de Peito: Registro Vocal utilizado para cantar notas graves. É o Registro mais utilizado pelos homens e por mulheres de voz mais grave, Adele o utiliza frequentemente. Exemplo:http://zip.net/bykxBN

Mezzo-Soprano: Voz “mediana” feminina, abaixo do soprano e acima do contralto.

Exclamação: São as notas que produzimos normalmente gritando como as “mocinhas de filme de terror”.
Exemplo: http://zip.net/bykxZT

Demi Lovato (Albuquerque, Novo México, 20 de agosto de 1992) é uma cantora, compositora, atriz, instrumentista e modelo norte americana. Sua voz é muito emotiva, clara, tem uma técnica ótima e dinâmica agradável. Pelo estilo que Demi escolheu seguir não há necessidade de usar notas extremamente agudas ou graves, mas em suas apresentações ao vivo ela demonstra ter um registro médio bonito, um alcance vocal magnífico e mesmo cantando música POP não mede esforços em demonstrar suas notas agudíssimas e gravíssimas. Sua articulação é agradável e de fácil compreensão mesmo em notas muito agudas ou graves.

Demi usa constantemente sua respiração mais “pesada” em suas canções para produzir um som mais emotivo (passando assim mais emoção durante suas canções). Demi está a um tempo considerável na música POP e demonstra ser um Mezzo-Soprano de alcance magnífico e potência considerável podendo executar notas desde o gravíssimo C#3 (Dó sustenido 3) até um agudíssimo E7 exclamado (Mi sete).

Acreditamos que Demi seja um Mezzo-Soprano por sua voz ser naturalmente encorpada de mais para um soprano e de menos para um contralto e também por suas notas agudas serem mais “escuras” e de acesso mais complicado do que para um soprano. Suas notas mais graves são baixas e não tem uma dinâmica tão consideráveis, mas se estendem até um GRAVÍSSIMO C#3 que é uma nota normalmente cantada por homens…

Demi ainda é uma cantora muito jovem e sua voz ainda vai melhorar muito com o passar dos anos, mas atualmente posso dizer que ela é uma das cantoras teens do momento com uma das melhores técnicas vocais.

Classificação Vocal / Vocal Type: Mezzo-Soprano.

Possível Classificação Vocal (pelo Sistema Fach) / Vocal Type (Fach’s System)Mezzo-Soprano Lírico.

Alcance Vocal / Vocal Range: C#3 – E7 (Mí Bemol 3 – Ré 6).

Oitavas / Octaves: 4 Oitavas, 1 Nota e 1 Semitom. / 4 Octaves, 1 Note and 1 Semi-Tone.

Tessitura Vocal (Especulada): G3 – A5 (Lá 3 – Lá 5).

Oitavas / Octaves: 1 Oitava e 1 nota. / 1 Octave and 1 note.

Performances que Vocal Pop recomenda:

Mercy On Me ao vivo (Cover da veterana Christina Aguilera):

Remember December ao vivo:

Don’t Forget ao vivo:

Então é isso Lovatics, sexta-feira que vem teremos mais uma coluna, comentem o que acharam e me ajudem com o próximo cantor.


COMENTÁRIOS