Attention! Iraniana dança “Salute” da Little Mix como forma de protesto em metrô

Uma iraniana gravou um vídeo protestando contra as leis iranianas, que proíbem as mulheres de dançarem e serem vistas sem o véu em público. O vídeo foi publicado na página do Facebook “My Stealthy Freedom” (Minha liberdade furtiva, em português) onde mulheres iranianas postam vídeos e fotos delas mesmas sem seus hijabs (os véus) enquanto fazem os protestos. O vídeo de um minuto do grupo, que tem 700 mil likes, já tem mais de 3 mil comentários, 8 mil compartilhamentos e 25 mil likes e foi postado no dia 25 desse mês.

A mulher desconhecida dança no metrô de Teerã, capital do Irã, a música Salute, da girlband Little Mix. A canção por sua vez, encoraja as mulheres a se defenderem. Ela não tenta esconder o rosto enquanto dança, apesar das leis sobre a dança e o véu, enquanto os passageiros a observavam durante o vídeo de um minuto.

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, já havia falado sobre as vestimentas islâmicas, dizendo que ele era contra a repressão de mulheres que usam roupas mais folgadas nos meses quentes de verão. Ele disse que a “virtude” de uma mulher que não concorda com as leis de vestuários não deve ser questionada, acrescentando que “muitas mulheres em nossa sociedade que não respeitam as leis do hijab são virtuosas”. Homens e mulheres conservadores realizaram manifestações em Teerã, exigindo um endurecimento das leis islâmicas do véu, pressionando as autoridades a agirem contra aqueles que não compactuam com os códigos de vestimenta.

Salute foi o terceiro single do segundo álbum da Little Mix, que leva o mesmo nome da música, e ficou nas paradas do Reino Unido durante 13 semanas, estreando em #6. A música possui os versos: “Mulheres ao redor do mundo/ Ouçam, estamos a procura de recrutas/ Se vocês estão comigo, deixem-me ver suas mãos / Levante-se e saudação.” 

Assista ao vídeo e Representing all the women! Salute, salute!

Emily Falcão

Salvador - Bahia. Jornalismo. Desde 2013, escrevendo de fã para fã. Apaixonada por livros, cinema e o mundo pop. Quando não estou escrevendo, passo o dia assistindo séries, filmes, doramas ou procurando grupos e bandas novas para enlouquecer. Prazer. Twitter: @_mimif

34 Comentários

Comentários

Seu email não será publicado.