Fale conosco

O que vc está procurando?

Famosos

13 dicas para começar seu canal no Youtube

Sem dúvida os grandes youtubers são os popstars modernos! Afinal somos bombardeados pelos conteúdos desses digital influencers o tempo todo de diversas formas. Escolhemos canais para acompanhar sempre depois que rola uma identificação com a pessoa que está do outro lado, da mesma forma que foi há um tempo com os programas de TV.

Por essas e outras razões cada vez mais pessoas estão se arriscando em fazer vídeos próprios na plataforma de vídeos mais famosa do mundo: o Youtube. Mas você saberia por onde começar? Se você tem interesse em começar um canal por lá esse post pode te ajudar.

1. Defina um tema

Não adianta querer falar de games porque faz sucesso se você não curte muito o assunto, fale de algo que você goste bastante e tenha algum domínio sobre. Não precisa ser apenas um tema: se você curte maquiagem, moda, culinária, é legal fazer vídeos com assuntos diferentes e isso pode até te orientar a definir apenas uma coisa para tratar no futuro.

tumblr_n63n4e8mpn1tc9vppo2_250

2. Teste nomes

Escolha um nome fácil de ser lembrado, pode ser o seu nome, um apelido, algo relacionado aos assuntos do seu canal, mas não escolha nomes difíceis de serem decorados e vá testando mesmo que seja apenas com as pessoas próximas a você.

tumblr_n6i5i7lor31s7ihjuo1_400

3. Seja você mesmo

Todos os youtubers famosos tem uma marca registrada pelo jeito de se portarem diante da câmera. Não adianta tentar copiar o jeito de ninguém para fazer sucesso porque com o tempo você e as pessoas que estão acompanhando suas publicações vão cansar. Aproveite também para definir um bordão pelo qual você sempre será lembrado. Aposte no seu estilo próprio e traga um diferencial. Na internet tem espaço e público para todo mundo.

tumblr_o1w59mglsd1u4x71jo7_250

4. Capriche no cenário

Não adianta gravar vários vídeos sempre com uma parede branca de fundo porque isso pode tornar seu vídeo cansativo. Querendo ou não vivemos em uma época de aparências e somos atraídos por imagens então pense no seu cenário com carinho. Pode ser uma parede colorida, com fotos pessoais, colagens, algo que transmita quem você é ou a ideia do seu canal, mas cuidado com o excesso de informações, o que você vai abordar no seu vídeo tem que ser o foco principal. Essa atenção também vale para toda a parte gráfica do seu canal incluindo as vinhetas.

tumblr_myuju8ypal1r8dm4co6_250

5. Técnica

Muitos youtubers famosos começaram com uma câmera simples e até webcam, então não se preocupe com equipamentos, aproveite a luz natural do dia para ajudar na iluminação, improvise capturando o áudio com o gravador seu celular se você não tiver um microfone e busque tutoriais no próprio Youtube para caprichar na edição dos seus vídeos.

tumblr_nrecqwz5i51rcz7rko1_500

6. Comprometimento

Para cativar seu público estabeleça uma frequência para publicar seus vídeos, determine um dia da semana e cumpra com suas promessas. Isso também vale para a interação com seu público. Peça dicas, leia os comentários e responda o máximo que puder. Ali tudo é uma troca. Aliás, a participação deles nas curtidas e em comentários ajuda muito no crescimento do seu canal. Se você ignorar seus seguidores e agir diferente do que fala para a câmera corre o risco de ter muitos dislikes nas suas publicações.

7. Duração dos vídeos

As pessoas na internet não costumam ter muita paciência para vídeos longos, mas às vezes um determinado tema pode exigir um vídeo maior do que o comum. Defina o tempo necessário para o assunto que você queira abordar, de repente um roteiro prévio ou uma colinha com tópicos pode te ajudar nessa.

tumblr_nt1ip6bpzu1ud5b8go1_400

8. Divulgue muito

Vivemos na era das redes sociais, então crie perfis e os use como seus aliados para a divulgação dos seus vídeos e para a interação com as pessoas, seja do seu público ou de possíveis parceiros. Conte com a ajuda dos seus amigos e familiares mais próximos, afinal provavelmente eles vão querer seu sucesso.

200w-1

9. Se mantenha informado

Informação é tudo atualmente. Pesquise, acompanhe os canais que você mais gosta e que tenham a ver com o seu, todas as atualizações podem servir de inspiração até para vídeos especiais.

tumblr_no5zwvzct41urr7pmo1_500

10. Traga convidados

Pode ser outro youtuber, um amigo, pai, mãe, cachorro… Eles vão ajudar a mostrar mais um pouco de quem você é, podem te deixar ainda mais a vontade e despertar curiosidade de quem escolhe clicar no seu vídeo. “No Youtube eu fiz amigos”, pois é.

nah-cardoso-e-manu-gavassi-o

11. Sonorização

O Youtube permite que você use até 15 segundos de uma música original e famosa, então você pode ter um pouco do seu ídolo no seu canal, mas a plataforma também disponibiliza uma biblioteca musical para sonorização, além de outros sites que contêm trilhas, afinal tudo com música é muito mais legal, não é?

tumblr_ocbkj9eiba1qh9nffo1_500

12. Segurança

A internet também pode ser um lugar de vários riscos afinal não podemos ter controle de quem está acessando nosso conteúdo, por isso tome cuidado para não mostrar imagens de documentos, fachadas de casas e prédios, placas de carros ou tudo mais que possa colocar em risco sua segurança.

13. Tenha paciência

Você vai precisar de tempo e muita paciência para gravar, editar, publicar e esperar os resultados como qualquer outro trabalho ou hobby.

Uma youtuber de muito sucesso que amamos acaba de lançar um livro que fala justamente sobre isso: A Kéfera, como você já deve bem saber. “Tá Gravando, E Agora?” é o segundo livro da criadora de conteúdo digital e nele a moça dá dicas para aspirantes a esse mundo. Ninguém melhor para falar sobre o assunto do que uma das maiores youtubers do Brasil e do mundo! <3

16223395