Fale conosco

O que vc está procurando?

Música

Taylor Swift não será mais denunciada por suposto plágio por “Shake It Off”

(Foto Destaque: Youtube)

“Shake It Off” não só marcou a transição de Taylor Swift do country para um som mais popular, como alcançou o primeiro lugar na parada pop em 2014. Infelizmente, o lançamento do hit não foi um total mar de rosas, pois a cantora foi denunciada por plágio.

A dupla de compositores Sean Hall e Nathan Butler iniciaram um processo contra Taylor afirmando que a letra de “Shake It Off” é um plágio da música “Playas Gon’ Play”, escrita por eles e gravada pelo trio 3LW, que tem no refrão as frases: “Playas, they gonna play / And the haters, they gonna hate”.

Segundo um comunicado escrito pelo Juiz Michael Fitzgerald, o processo se baseava na possibilidade das frases do refrão entrarem na lei dos Direitos Autorais, mas isto não ocorreu, pois termos como “players” e “haters” já eram parte da cultura pop americana antes mesmo de “Playas Gon’ Play”.

“Para que frases assim curtas sejam protegidas pela Lei de Direitos Autorais, elas precisam ser mais criativas do que a letra em questão aqui. Em 2001, a cultura popular americana estava fortemente mergulhada nos conceitos de ‘players, haters’. O conceito de pessoas atuando de acordo com sua natureza essencial não é algo de criatividade; é banal.” afirmou o Juiz

O Juiz concluiu dizendo que os compositores não incluíram na denúncia o plágio de elementos músicas e que se quiser continuar com o processo devem achar outra prova que justifique a acusação.

O que você acha da acusação feita contra a Taylor?