Crítica: The Hate U Give – Uma história necessária para a sociedade entender o que é racismo


Baseado no best-seller de Angie ThomasO Ódio que Você Semeia (The Hate U Give) retrata a emocionante história de Starr Carter (Amandla Stenberg), uma jovem garota de 16 anos que vive com os pais e os dois irmãos em um bairro periférico que sofre com muitos problemas relacionados às drogas e a violência. Ela e seus irmãos foram colocados pelos pais em um colégio de uma área mais rica da cidade e com isso, a jovem aprendeu a se dividir entre a menina da periferia e a menina do colégio rico branco. Durante a narrativa de auto-descobrimento, Starr acaba passando por uma das maiores tragédias de sua vida, e reconhece o poder da sua voz acima das injustiças e o preconceito que a sociedade americana normaliza para não ter que lidar.

A adaptação cinematográfica mantém a força de sua mensagem, com cenas emocionantes e diálogos poderosos, sendo fiel a obra de Angie. Uma história necessária e forte sobre racismo na atualidade, inicia com a apresentação e o ensinamento de Maverick ‘Mav’ Carter (Russell Hornsby) para os seus filhos Seven (Lamar Johnson), Starr e Sekani (TJ Wright), ainda crianças, de como se comportar quando forem parados por um policial. A cena gera um pequeno desconforto e faz você refletir sobre o medo em que jovens negros acabam vivenciando, algo que certamente, a maioria dos pais não ensinaria para os seus filhos, mas quando você é negro e vive em uma comunidade ou favela, a realidade é outra e as lições são completamente diferentes.

A história inicia quando Starr testemunha o assassinato de um amigo de infância por um policial branco, dando início a uma série de conflitos em sua região. Por conta do medo e das ameaças, a jovem não quer se manifestar, mas aos poucos vai percebendo que ela tem muito a dizer. Particularmente, a escolha da atriz para o personagem foi perfeita, Amandla de forma muito intensa, mostrou estar completamente no papel. Em cenas de luta e violência, a revolta e a dor do seu personagem é mostrada de forma vigorante e forte.

O diretor George Tillman Jr, conseguiu criar uma reflexão atual sob o olhar de uma jovem que é obrigada a crescer rápido demais por conta do seu estilo de vida, além de mostrar que muitas escolhas acabam não sendo opcionais e sim para sobrevivência. O Ódio que Você Semeia (The Hate U Give) é triste, forte, real e desafiador. A história é o pedido de justiça que nunca pode ser considerado vitimismo.

O Ódio que Você Semeia (The Hate U Give) mostra a realidade que deve ser sempre discutidas, absorvidas e ouvida. É um filme necessário para mostrar a luta e a dor de jovens negros. É um pedido de mudança e um tapa na cara da sociedade que ainda, infelizmente, está longe de combater o racismo. Sem sobra de dúvidas, um dos melhores filmes de 2018.

O filme está com data marcada para estrear no dia 6 de Dezembro. Não deixem de conferir.


André Luiz Freitas
21 anos, paulista, viciado em músicas, séries, filmes e shows de artistas pop. Instagram: @andrluizfreitas

0 Comments

Deixe uma resposta

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format