Crítica: The Hate U Give – Uma história necessária para a sociedade entender o que é racismo

Baseado no best-seller de Angie ThomasO Ódio que Você Semeia (The Hate U Give) retrata a emocionante história de Starr Carter (Amandla Stenberg), uma jovem garota de 16 anos que vive com os pais e os dois irmãos em um bairro periférico que sofre com muitos problemas relacionados às drogas e a violência. Ela e seus irmãos foram colocados pelos pais em um colégio de uma área mais rica da cidade e com isso, a jovem aprendeu a se dividir entre a menina da periferia e a menina do colégio rico branco. Durante a narrativa de auto-descobrimento, Starr acaba passando por uma das maiores tragédias de sua vida, e reconhece o poder da sua voz acima das injustiças e o preconceito que a sociedade americana normaliza para não ter que lidar.

A adaptação cinematográfica mantém a força de sua mensagem, com cenas emocionantes e diálogos poderosos, sendo fiel a obra de Angie. Uma história necessária e forte sobre racismo na atualidade, inicia com a apresentação e o ensinamento de Maverick ‘Mav’ Carter (Russell Hornsby) para os seus filhos Seven (Lamar Johnson), Starr e Sekani (TJ Wright), ainda crianças, de como se comportar quando forem parados por um policial. A cena gera um pequeno desconforto e faz você refletir sobre o medo em que jovens negros acabam vivenciando, algo que certamente, a maioria dos pais não ensinaria para os seus filhos, mas quando você é negro e vive em uma comunidade ou favela, a realidade é outra e as lições são completamente diferentes.

A história inicia quando Starr testemunha o assassinato de um amigo de infância por um policial branco, dando início a uma série de conflitos em sua região. Por conta do medo e das ameaças, a jovem não quer se manifestar, mas aos poucos vai percebendo que ela tem muito a dizer. Particularmente, a escolha da atriz para o personagem foi perfeita, Amandla de forma muito intensa, mostrou estar completamente no papel. Em cenas de luta e violência, a revolta e a dor do seu personagem é mostrada de forma vigorante e forte.

O diretor George Tillman Jr, conseguiu criar uma reflexão atual sob o olhar de uma jovem que é obrigada a crescer rápido demais por conta do seu estilo de vida, além de mostrar que muitas escolhas acabam não sendo opcionais e sim para sobrevivência. O Ódio que Você Semeia (The Hate U Give) é triste, forte, real e desafiador. A história é o pedido de justiça que nunca pode ser considerado vitimismo.

O Ódio que Você Semeia (The Hate U Give) mostra a realidade que deve ser sempre discutidas, absorvidas e ouvida. É um filme necessário para mostrar a luta e a dor de jovens negros. É um pedido de mudança e um tapa na cara da sociedade que ainda, infelizmente, está longe de combater o racismo. Sem sobra de dúvidas, um dos melhores filmes de 2018.

O filme está com data marcada para estrear no dia 6 de Dezembro. Não deixem de conferir.

André Luiz Freitas

21 anos, paulista, viciado em músicas, séries, filmes e shows de artistas pop. Instagram: @andrluizfreitas

Não há comentários ainda

Deixe uma resposta

Copyright ©2019, Febre Teen - Todos os direitos reservados | Inovalize