ENTREVISTA: conheça e saiba mais sobre a cantora de “9 Meses”, Bárbara Dias

Aqui vai mais uma indicação de artistas para botar na playlist! Bárbara Dias foi uma das finalistas do quadro “Iluminados” do Domingão do Faustão e virou sucesso na internet com sua voz e seu carisma incríveis. E nós, da A Febre não pudemos perder a oportunidade de bater um papo com a cantora.

Reprodução/Divulgação

Dona de hits como “Cinderela”, Bárbara canta desde que se entende por gente, mas será que ela sabe como surgiu a vontade de cantar?

“A música fazia parte do meu dia a dia. Como eu passava muitos fins de semana e datas especiais sem meus pais, porque eles estavam cantando, eu ficava um pouco receosa sobre ser cantora. Até o primeiro dia que eu subi no palco. Depois disso, não consegui mais fugir nem me ver fazendo outra coisa e sendo igualmente feliz.”

Bárbara tem um projeto chamado “Hoje Vai Ter Som”, onde ela leva artistas para comporem junto com ela. Pelo quadro já passaram Arthur Aguiar, Sapão e Gee Rocha,  e o projeto está indo para sua segunda temporada.

“Sonho em trazer pro Hoje Vai Ter Som cantores de todos os cantos. Sou uma cantora compositora, então tudo que tem uma mensagem, seja lá qual for o gênero, me interessa. Gosto de misturar estilos, aprender com os convidados, melhorar como artista.”

Mas, será que ela tem uma colaboração dos sonhos?

“Se você me desse a chance de trazer qualquer pessoa, qualquer uminha, entre vivos e mortos, eu convidaria Elis.”

Reprodução/Divulgação

Tenho certeza que todos ficam curiosos para saber como funciona um reality e o efeitos que ele causa em seus participantes. Perguntamos à Bárbara como foi sua experiência com o quadro “Iluminados”

“O Iluminados me fez crescer anos em meses. Acho que quem tá de fora não entende, de verdade, o nível de nervosismo que passamos ali ou a exposição a qual estamos submetidos.”

Ela ainda relembrou um episódio que aconteceu quando ela foi eliminada.

“Lembro que quando eu saí, quando fui eliminada, tinha uma mulher na plateia torcendo pra um outro candidato… Ela gargalhou quando saí, fazendo sinais de aprovação com a mão. É doido perceber que, em uma cena, um momento que é ruim pra você é incrível para alguém. Mas, por causa dessa experiência, eu sei disso. Sou uma adulta menos empenhada em agradar todo mundo.”

Reprodução/Divulgação

Quem é artista sabe que o processo de criação é uma das partes mais importantes de um bom trabalho. Quer saber como é o da Bárbara? Dá uma olhada!

“Eu tenho todo tipo de processo, na verdade. Acho que o mais importante foi ter uma vocal coach como minha mãe dentro de casa. Ela me fez entender toda a técnica e um belo dia me contou que isso não basta – e me ensinou o que mais eu precisava: emoção, interpretação.” conta a artista. “Mas a composição veio diferente. Foi minha válvula de escape pros meus dramas, até o dia que virou minha profissão. Eu digo que, pra compor bem, você precisa parar de tentar compor bem – precisa simplesmente escrever algo que acredita que precisa ser dito. Óbvio que existem técnicas, mas sem coração nem toda técnica do mundo te faz um artista.”

Sobre o hit de Cinderela, Bárbara nos contou que a música é sobre entender e administrar a dualidade de querer um cara e querer ser independente ao mesmo tempo, e que ta tudo bem com isso.

“A ideia surgiu porque eu estou vivendo essa geração revolucionária, que entendeu finalmente que não precisa de um homem. Mas aí eu lembro que cresci assistindo a todos os filmes com seus finais felizes dependendo de um cara. É sobre me lembrar todos os dias que eu quero tá com aquele cara pelo parceiro legal que ele é, não porque sinto que preciso de um, porque ser solteira é mal visto – como já foi. Estamos mudando muito e grandes mudanças levam tempo, então é um recado de mim para mim mesma.”

Cinderela é uma história que praticamente todas as meninas já ouviram em sua infância, perguntamos à cantora o que ela diria para as meninas mais novas:

“O que eu diria para as meninas mais novas que eu é que elas precisam olhar pra dentro de si. É um trabalho árduo, diário, a gente se convencer todos os dias num mundo cheio de sutilezas machistas que a gente é capaz de tudo. É um privilégio nascer agora, ser criada por mães que estão aprendendo outros jeitos de educar uma filha. Fazê-las fortes e inteligentes pro mundo, ao invés de lindas e impecáveis pra um homem.”

Reprodução/Divulgação

Uma das músicas de maior sucesso da Bárbara é “9 Meses”, que virou um hino das grávidas por todo o país. Mas, por incrível que pareça, a cantora ainda não é mãe, ela escreveu a música baseada na experiência de uma amiga. Mas será que ela tem vontade de ser mãe?

“Quero muito ser mãe! Mas não agora (risos). Também sei que a gente nunca se sente pronta, então não tô esperando o momento perfeito. Mas acho que, talvez em 10 anos? Talvez um pouco menos? Não sei. Não gosto de planejar um futuro tão distante. A vida dá uns loops muito doidos. Mas hoje me sinto despreparada, apesar de saber que vou amar a maternidade.”

Além disso tudo, Bárbara também compôs músicas para a série do Disney Channel, “Juacas”, que estreia nova temporada ainda esse ano! Olha o que ela nos disse sobre isso:

“A produção ouviu uma música que fiz pensando na série e me mandou o roteiro para escrever mais, “se eu quisesse”. Eu ri e disse ÓBVIO que quero. Passei um fim de semana inteiro trancada em casa compondo freneticamente, sem parar. Eles foram precisando de mais, fui compondo. E a parte mais legal foi que, muitas vezes, eles pediam essas músicas com a essência de cada personagem, sabe? Foi quando os próprios atores começaram a entrar nesse processo. Fiz música até por skype, com quase todos do elenco, tentando misturar tudo que eles sabiam do personagem, traduzindo aquilo pra música. Foi lindo e uma grande honra!”

Um neném não é? Bárbara Dias está em todas as plataformas digitais para vocês aproveitarem e se encantarem pela voz dela.

 

Giovanna Santos

19 anos; estudante de Jornalismo; apaixonada por música, séries e filmes <3

1 comentário
  1. Que lindo ver ela sendo reconhecida. Bárbara é simplesmente maravilhosa e eu me orgulho de dizer que sou sua fã! Te amo, Bárbara! Muito mais sucesso pra você nesse mundão. VOA!

Deixe uma resposta

Copyright ©2019, Febre Teen - Todos os direitos reservados | Inovalize