Joaquin Phoenix e “Joker” merecem levar o Oscar? #FebreNoOscar2020

Marcado como um dos principais concorrentes no Oscar 2020, “Joker” foi uma surpresa e tanto para seus telespectadores. Quando começaram a sair informações sobre um possível filme solo do Coringa, vilão clássico da história do Batman, achávamos que iríamos ver o surgimento do vilão e seus motivos para ter se tornado um dos maiores criminosos de Gotham. Mas, pelo contrário, a DC Films nos entregou uma história completamente diferente da que estamos acostumados.

Sem qualquer conexão com o Universo Estendido da DC, “Joker” faz parte do chamado “DC Black”, onde teremos uma série de filmes mais sombrios e violentos de diversos personagens dos quadrinhos. Lembrando que: todos os filmes sob esse “selo”, não terão qualquer ligação com os outros filmes do estúdio e nem com versões anteriores do personagem no cinema.

Reprodução/Giphy

Em “Joker”, Arthur Fleck é um comediante falido, que em uma noite perde seu emprego de palhaço e, enquanto anda pelas ruas de Gotham, encontra três executivos da Wayne Enterprises assediando uma garota. Por ter uma distúrbio psicológico que o faz rir em situações inoportunas, os três homens acreditam que Fleck está debochando e agridem o palhaço, que, em autodefesa, atira em dois dos executivos e corre atrás para executar o terceiro. A partir de então, Gotham é tomada por protestos de jovens usando máscaras de palhaço, contra os ricos da sociedade. E… bem, é melhor parar por aqui para não darmos spoilers, né?

A atuação impecável de Joaquin Phoenix como Coringa foi aclamada pela crítica especializada e pelos telespectadores, rendendo a ele uma indicação ao Oscar na categoria de “Melhor Ator”. Mas, o filme também protagonizou situações ao redor do mundo que deixou todos apreensivos, por tratar de questões de doença mental e ir fundo no debate sobre o papel do Estado na segurança da sociedade e na assistência para pacientes psiquiátricos, várias pessoas relataram que viram telespectadores vestidos como o personagem indo ver o filme, e rindo em momentos tensos do filme.

Reprodução/Giphy

É bom lembrar que em 2012, ocorreu o episódio conhecido como “O Massacre no Cinema de Aurora”, onde um atirador de 24 anos abriu fogo na sala onde estava sendo exibido “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”. “Joker” foi criticado por ser um filme que incita violência, e não foi exibido naquela cidade.

Indicado em 11 categorias no Oscar 2020 e recordista de indicações na premiação desse ano, o filme teve sua primeira exibição no 76º Festival Internacional de Cinema de Veneza, conquistando o prêmio Leão de Ouro, o mais importante do festival. Além disso, “Coringa” já faturou 5 prêmios, incluindo o Globo de Ouro de “Melhor Filme” e “Melhor Ator” Joaquin Phoenix e o Critic’s Choice Awards de “Melhor Ator” e “Melhor Trilha Sonora”.

As categorias que o filme concorre no Oscar 2020 são: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado (por ter se inspirado na HQ “Batman: The Killing Joke”), Melhor Fotografia, Melhor Edição/Montagem, Melhor Maquiagem, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição de Som.

Giovanna Santos

19 anos, estudante de Jornalismo e muito apaixonada pelo que faço. Amo músicas, séries e filmes <3 Insta: @gi_cavalcantii

Não há comentários ainda

Comentários

Seu email não será publicado.

Copyright ©2019, Febre Teen - Todos os direitos reservados | Inovalize