Por que “Parasita”, thriller sul-coreano, vem chamando à atenção de Hollywood? #FebreNoOscar2020

Quem diria que um thriller sul-coreano seria um dos mais cotados para vencer as principais categorias do Oscar? Além de estar indicado para Melhor Filme, “Parasitas” também concorre como Melhor Filme Estrangeiro e é um grande candidato a vencer as duas categorias!

Dirigido pelo também sul-coreano Bong Joon-Ho, o filme conta a história de um jovem de família pobre, Ki-Woo, que vai trabalhar na casa – ou melhor, mansão – de uma família rica – os Park – e arranja uma maneira de fazer com que toda sua família vá trabalhar na casa dos ricaços, sem que eles fiquem sabendo que são parentes. O filme todo cria uma atmosfera de sátira às camadas sociais, que são bem marcadas.

A crítica é feita em diversos momentos do filme, como por exemplo quando acontece uma chuva fora dos padrões e a casa dos Kim é completamente inundada com o esgoto, fazendo a família perder tudo que havia conquistado. Enquanto isso, os Park estão plenos na mansão, como se nada tivesse acontecido e sem sofrer absolutamente nada com a chuva. Só nessa cena podemos ver que o diretor Joon-Ho é um grande crítico das desigualdades sociais.

Reprodução/Divulgação

O nome do filme pode ser entendido como duas metáforas diferentes. Uma em que os Kim são parasitas da família Park e do modelo social de classe alta em que eles vivem. A outra, é que os parasitas sociais são os integrantes da família Park que se aproveitam do modelo em que estão inseridos. Durante a cerimônia de premiação do SAG Awards, prêmio concedido pelo Sindicato dos Atores dos EUA, o ator Lee Sun-kyun fez até mesmo uma brincadeira com isso, dizendo que está “um pouco envergonhado de sentir que são os parasitas de Hollywood agora”. O filme fez história na premiação ao ser o primeiro longa em língua estrangeira a vencer a principal categoria, Melhor Elenco de Filme.

No Globo de Ouro não foi diferente, mais uma vez aclamado pelo público presente, ‘Parasita’ venceu como Melhor Filme Estrangeiro e promete ter destaque também no Oscar 2020, onde está indicado em 6 categorias. São elas: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição e Melhor Design de Produção. A premiação vai ao ar dia 9 de Fevereiro.

Confira o trailer:

Giovanna Santos

19 anos, estudante de Jornalismo e muito apaixonada pelo que faço. Amo músicas, séries e filmes <3 Insta: @gi_cavalcantii

Não há comentários ainda

Comentários

Seu email não será publicado.

Copyright ©2019, Febre Teen - Todos os direitos reservados | Inovalize