Caso Ana Hikari: coronavírus e o racismo contra asiáticos entrando em pauta

Racismo é o preconceito e discriminação com base em percepções sociais baseadas na diferença biológica entre os diferentes povos. Se você não está vivendo em uma caverna nas últimas semanas, sabe que uma epidemia de um novo tipo de coronavírus está acontecendo, principalmente na China onde tem até mesmo cidades inteiras isoladas e há o controle de entrada e saída de pessoas.

Hoje a atriz de “As Fives”, Ana Hikari, sofreu uma situação revoltante e que merece a nossa atenção pois não está certo. Por ter traços asiáticos, Ana foi atacada com expressões de cunho racista, como por exemplo “sai com esse coronavírus daqui” e contou sobre nos seus stories do Instagram.

Esse não é o primeiro caso de racismo que foi exposto após o surto de coronavírus começar na Ásia. No início das notícias sobre a epidemia, a tuiteira Marie foi alvo de racismo no Metrô no Rio de Janeiro, quando uma senhora disse atrocidades como  “sua chinesa porca” e “fica espalhando essa doença para todos nós”.

O coronavírus NÃO é uma desculpa para você praticar racismo contra asiáticos. Esse vírus acomete a todos os humanos que tiverem contato com ele, o coronavírus pode estar em qualquer lugar, em qualquer pessoa de qualquer etnia ou nacionalidade. Casos como o da Ana e da Marie é fruto não somente do racismo velado, mas também da desinformação, já que uma notícia indicando que a doença teria se originado de uma “sopa de morcego” que supostamente os asiáticos comem. A notícia foi desmistificada e revelada falsa pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Governo Federal e o Ministério da Saúde.

Os asiáticos em nenhum momento tem culpa pela disseminação do vírus, que ainda não tem cura e nem tratamento conhecido, já que ninguém estava esperando por isso. Asiáticos não irão transmitir o vírus pelo simples fato de serem asiáticos, já que, como já foi dito, o coronavírus pode estar em qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade.

Lembre-se sempre de que racismo, de qualquer origem, é crime.

Giovanna Santos

19 anos, estudante de Jornalismo e muito apaixonada pelo que faço. Amo músicas, séries e filmes <3 Insta: @gi_cavalcantii

Não há comentários ainda

Comentários

Seu email não será publicado.

Copyright ©2019, Febre Teen - Todos os direitos reservados | Inovalize