O problema da frase “eu não vejo cor”, ao falar sobre pessoas pretas, é explicado pelo elenco de ‘Good Trouble’

Quem acompanha o seriado “Good Trouble” (spin-off de “The Fosters“) sabe da importância dele ao educar as pessoas sobre diversos assuntos como o racismo, homofobia, machismo e muitos outros. A série da Freeform se uniu ao ATTN para a produção de diversos vídeos para o Youtube que educam os tópicos citados anteriormente, e um deles em especial tem como tema a frase “eu não vejo cor”.

No vídeo publicado em fevereiro e repostado pelo elenco nas últimas semanas devido ao movimento “Black Lives Matter“, Zuri Adele (Malika), Cierra Ramirez (Mariana Adams Foster), Sherry Cola (Alice) e Emma Hunton (Davia) falam sobre o problema em pessoas brancas ao justificarem seus atos à pessoas pretas com a frase “eu não vejo cor”. Essa é muito dita pelas pessoas para afirmarem que não são racistas e que suas ações não foram executadas por conta da raça da pessoa.

O assunto veio a tona por conta da personagem Davia que teve problemas com seus estudantes ao ter utilizado essa frase justificando um dos seus atos. Essa foi a abertura para o início da conversa.

“É uma das coisas mais perigosas que você pode dizer. A realidade é que nós vivemos o mundo de um jeito diferente baseado na cor da nossa pele. 70% das pessoas dizem que não veem raça e acham que isso vai fazer da sociedade um lugar melhor… Você não é racista por ser branco, entretanto a opção de não ver cor um privilégio. Só porque você diz que não vê raça, não significa que o racismo vai desaparecer. Falar sobre raça pode ser desconfortável.”

No episódio, Malika tenta explicar para Davia como ela precisa se portar no trabalhar e na vida e comenta sobre a frase que foi dita pela loira. Ela sai dizendo que não é racista e que tem sentimentos também, se sentindo na defensiva e confusa.

“Mas ao invés de tornar isso em você e como você se sente, tente deixar isso de lado e ouça pessoas de cor. Todos vemos cores, todos vemos raça, e por natureza por sermos seres vivos e humanos, todos temos os nossos bias. Não vendo cor, você está negando a identidade e realidade das pessoas não brancas.”

Confira o vídeo completo:

Leticia Annes

Editora do Febre Teen Insta/Twitter: @le_annes

Não há comentários ainda

Comentários

Seu email não será publicado.