CRÍTICA: ‘Soul’ é emocionante e irá te fazer questionar como você está vivendo sua vida

Um dos filmes mais esperados do ano, ‘Soul’ está sendo lançado hoje no Disney+! O novo filme da Pixar que promete emocionar todo mundo, conta a história de Joe Gardner, um professor de música do ensino fundamental que tem a chance de tocar no melhor clube de jazz da cidade. Mas um pequeno passo em falso o leva das ruas de Nova York para o Pré-vida – um lugar fantástico onde novas almas obtêm suas personalidades, peculiaridades e interesses antes de irem para a Terra. Determinado a retornar à sua vida, Joe se junta a uma alma precoce, 22, que nunca entendeu o apelo da experiência humana. Enquanto Joe tenta desesperadamente mostrar a 22 o que é ótimo na vida, ele pode apenas descobrir as respostas para algumas das perguntas mais importantes da vida.

Reprodução | The Walt Disney Company

Assim com todos os filmes da Pixar, ‘Soul’ é esteticamente perfeito! Durante a animação, conseguimos reparar nos mínimos detalhes de cada personagem: o tecido macio da roupa, os feios de cabelo, suas expressões e a fotografia da cidade perfeita. Porém, o longa é muito mais do que um filme animado belíssimo, ele tem uma história brilhante e importante.

Como você vive sua vida? Você é grato pelas pequenas coisas que lhe acontecem? Você se permite curtir todas as experiências que a vida lhe oferece? Essa, como centenas de outras perguntas são o tema central do filme. Joe, o personagem principal, é um adulto com uma vida comum, com uma rotina e sonhos. Por causa das responsabilidades, ele precisa priorizar um emprego estável, porém, ele não desiste de correr atrás daquilo que realmente ama. Quando ele consegue sua verdadeira oportunidade, chega até ser injusto ele cair dentro do bueiro. Sem aceitar o ocorrido, Joe faz de tudo para voltar para sua vida e realizar o seu sonho. É neste momento que conhecemos a 22, uma alma novíssima e pronta para começar sua história na Terra, porém, ela não tem muita fé na humanidade.

Reprodução | The Walt Disney Company

A relação dos dois personagens é engraçada e emocionante. Para se livrar de Joe, ela concorda em ajuda-lo a voltar para a sua vida e desta maneira, ela acaba tendo o gostinho de conhecer a vida humana e todas as oportunidades e experiência que ela pode proporcionar. Ao contrário de Joe, que sempre teve uma rotina e não olhava mais para as pequenas coisas da vida, 22 é uma alma inocente, então, cada experiência é algo extraordinário como comer uma pizza pela primeira vez, ver uma folha caindo de uma árvore ou até um pirulito.

Reprodução | The Walt Disney Company

‘Soul’ é muito bem construído para nos fazer pensar sobre como estamos vivendo. Será que caíamos em uma rotina e não estamos aproveitando nossas vidas? Estamos aqui de passagem, deveríamos valorizar mais as nossas experiências e oportunidades! A história vai muito além de uma animação e tem uma conexão profunda com o que estamos vivendo. Arriscamos a dizer que ‘Soul’ é uma das produções mais maduras da Pixar! Lógico que as crianças irão amar o filme, mas, é um longa que todo o adulto precisa assistir.

Com vozes de Jamie Foxx, Tina Fey, Daveed Diggs, Sam Lavagnino, Richard Ayoade, Alice Braga, Phylicia Rashad e mais, ‘Soul’ estreia hoje, 25 de dezembro, direto no Disney+.

Thatiane Molina

26, leonina, publicitária e apaixonada por cinema

Os comentários estão desativados.