Gato de Botas 2: Giovanna Ewbank, Marcos Veras e Sérgio Malheiros falam sobre desafios de dublar a animação (EXCLUSIVO)

Pôster do filme 'Gato de Botas 2: O Último Pedido' e os dubladores Marcos Veras, Giovanna Ewbank e Sérgio Malheiros posando em foto de divulgação.

Não é segredo para ninguém que o personagem Gato de Botas, da franquia ‘Shrek‘, é um clássico das animações, né? E em seu segundo filme solo, o personagem chega com questionamentos sobre a vida e a morte de uma maneira divertida e séria ao mesmo tempo.

Com dublagens de Giovanna Ewbank, Marcos Veras e Sérgio Malheiros na versão brasileira, fomos convidados a bater um papo com eles sobre os desafios de dublar um filme clássico e de como esse trabalho, que atravessa gerações, impactou na vida deles, tanto profissional quanto pessoal.

A gente não consegue esconder a felicidade!” contou Giovanna. “A gente está muito feliz de fazer parte dessa franquia que traz tantos personagens e tantos contos [de fadas] misturados, que vão se entrelaçando. São histórias que a gente ouviu durante a nossa infância e dar vida a esses personagens é muito especial.

Marcos Veras, confessou estar honrado em fazer parte do elenco brasileiro do filme. “Esse universo do ‘Shrek’ é um clássico, é histórico. Eu acho que o cinema, como um todo, eterniza um trabalho e quando eu olho o trabalho de dublagem que nós três fizemos, eu me sinto honrado, orgulhoso e penso tipo: ‘Caramba, isso é pro resto da vida!’. Minha voz vai ficar aí eternizada pra todas as gerações futuras.

Como o Gato de Botas da Dreamworks é um personagem que surgiu em ‘Shrek‘, foi inevitável não falar do ogro mais amado do mundo em nosso bate-papo, tanto que Sérgio Malheiros aproveitou o gancho para falar da importância da franquia no universo das animações.

O Shrek marcou essa virada de chave, que fez as pessoas olharem pro roteiro de conto de fadas de um jeito diferente, né? Então eu acredito que tudo isso começou uma nova era nesse meio das animações, que passaram a ser filmes que também são pensados para os pais assistirem e não só para as crianças. Eu estou muito feliz mesmo de estar participando!” revelou Sérgio.

(Reprodução/Dreamworks)

E apesar desse não ter sido o primeiro trabalho de dublagem dos atores, eles comentaram um pouco sobre algumas dificuldades que tiveram ao dublar ‘Gato de Botas 2 – O Último Pedido‘. Para Giovanna, que estava dublando pela segunda vez, “é muito bonito ver um personagem que só tem vida através da voz, já que isso também não deixa de ser uma atuação“. Já Sérgio, mesmo concordando com o fato da dublagem também ser uma atuação, nos revelou que “dublar é muito mais difícil“.

A gente está lá atuando só com uma das ferramentas de atuação, que é a nossa voz. Todos os outros recursos que a gente aprendeu em aulas de teatro e atuação, não podemos usar, é só a voz. Então acaba sendo mais difícil.” contou o ator. “A voz é uma coisa muito importante na atuação, acho que 70% da atuação é a voz, mas ali a gente só podia usar ela, então a gente tem que mostrar toda aquela emoção só com a voz. A gente acaba tendo que entrar no clima das aventuras dos personagens ali pra poder colocar a maior veracidade possível na voz.

Tirando Sérgio, Giovanna e Marcos têm crianças em casa e claramente precisamos perguntar a eles como foi a reação delas ouvindo as vozes deles dentro do filme sem estarem propriamente os vendo nas telas e as respostas de ambos foi hilária demais, dá só uma olhada:

See Also
Jenna Ortega confessa: "Tinha pesadelos com o Beetlejuice!" (EXCLUSIVO)

Meu filho tem dois anos,” começou Marcos. “Então eu e minha esposa decidimos não contar para ele que sou eu dublando o filme pra não acabar com a magia dele, sabe? Ele não reconheceu minha voz mas a dublagem vai estar eternizada lá, talvez quando ele crescer mais um pouco a gente conte!

Já Giovanna falou que todos os seus três filhos conseguem identificar a sua voz toda vez que a escutam na televisão. “O Zyan [filho mais novo dela com Bruno Gagliasso] sempre que escuta a minha voz já vai correndo me procurar, então eu acho que não vou conseguir fingir pra eles que não sou eu lá na Cachinhos Dourados. Com certeza ele mesmo vai falar que a voz é minha quando assistir o filme, acredito que o Veras, assim como eu, quando recebeu o convite, automaticamente pensou nas crianças e em como elas iriam gostar desse trabalho nosso.

Pra finalizar, jogamos com eles um jogo onde eles tiveram que testar seus conhecimentos com gatos famosos do cinema e tentar adivinhar qual era o personagem através de uma foto distorcida. Será que eles mandaram bem? Vale lembrar que “Gato de Botas 2 – O Último Pedido” já está disponível nos cinemas de todo o Brasil.

© 2024 - FebreTeen.com.br.