É POP ou FLOP?: Taylor Swift, One Direction e Justin Bieber

ctaylor

Olá, me chamo Leone, tenho 16 anos, e a partir de hoje, sempre às quintas-feiras iremos falar sobre o que é POP, aquilo que anda bombando nas paradas, e o que é FLOP, aquilo que infelizmente (ou felizmente) não teve um desempenho tão bom assim…

Antes, vamos a um breve vocabulário sobre o que você pode encontrar por aqui: (caso você já tenha um conhecimento básico sobre charts e paradas musicais, basta pular o próximo parágrafo)

Debut é a primeira aparição, a estreia… Peak é a posição máxima alcançada, e tudo isso será falado principalmente em três principais charts: “Billboard Hot 100”, que é americana e é uma das mais importantes paradas musicais do mundo. Também o “UK Singles Top 100” que é uma parada britânica, o Mediabase que mede a audiência nas rádios americanas (ele não influencia na Billboard Hot 100, mas é bem próximo e por ele podemos ter uma base sobre o que vem por aí) e o iTunes, que é a loja virtual que mais vende downloads legalmente. Ao longo dos tempos pode ser citado alguns outros charts, sejam eles mais, ou sejam eles menos importantes, mas tudo virá bem explicadinho no começo pra que você não se perca.

Mas vamos ao que interessa:

Taylor Swift é definitivamente POP!
Nos números, na música; a garota mudou completamente seu estilo em seu mais recente álbum, “Red”, que deixa um pouco de lado o country suave e aposta no pop, com até mesmo um pouco de dubstep.
Mas vamos aos números: “We Are Never Ever Getting Back Together” é sucesso definitivo! A música que já alcançou o topo da Billboard Hot 100, atualmente se encontra na 11ª posição da parada, mas vamos ver alguns méritos da mesma: o primeiro single de “Red” já vendeu mais de dois milhões de cópias e atualmente se encontra na quarta posição do Mediabase, ultimamente variando um pouco sua audiência. Mas não para por aí, Taylor também quebrou o recorde da música a alcançar o topo do iTunes mais rapidamente. O recorde que pertencia a Born This Way, de Lady GaGa, agora é de Never. Foram necessários apenas 50 minutos para isso acontecer!

E tem mais, “I Knew You Were Trouble.”  e “State of Grace”, músicas que fizeram parte do countdown de “Red”, alcançaram respectivamente a 3ª e 13ª posição na Hot 100, mas atualmente já não se encontram mais no ranking.
Lembrando que o álbum “Red” ao que parece vem agradando a todos, e como já foi mais que provado, é o maior sucesso! O novo trabalho de Taylor vendeu apenas nos EUA, em sua primeira semana, 1,2 milhão de cópias, tirando assim o recorde de Lady GaGa e se tornando a mulher com o segundo maior debut feminino da história, atrás apenas de Britney Spears!

Mas os números não param por aí: com o lançamento de “Red”, Taylor conseguiu debutar mais 5 músicas na Hot 100 dessa semana, são elas: “Stay Stay Stay” em #91, “All Too Well” em #80, “Everything Has Changed” em #67, “I Almost Do” em #65, e 22, na 44ª posição. Até o momento, 10 músicas do novo álbum já passaram pela Hot 100 da Billboard.

aaa

Taylor dominando o iTunes após o lançamento de “Red”.

E pra finalizar as informações de nossa estrela POP da semana, que tal comentar sobre uma recente lista divulgada pelo site “BCharts”? Nela podemos conferir as artistas femininas que mais venderam discos ao redor do mundo nos últimos 13 anos. Taylor pode chamar de “sorte” ter vendido tanto nos últimos 13 anos, mas nós sabemos bem que tem muita qualidade envolvida no trabalho dessa garota que alcança a segunda posição, com 18,9 milhões de álbuns vendidos… Ela ficou apenas atrás de Britney Spears (35,8 milhões), mas ainda assim na frente de nomes como Lady GaGa, Rihanna e Adele!

Quem também está indo bem foram os garotos da One Direction, com “Live While We’re Young”, a boyband britânica alcançou a 3ª posição (peak) no UK Singles Top 100 e na Billboard Hot 100, mas atualmente cai um pouco e se encontra em #19 e #39, respectivamente. Com um ótimo desempenho, a banda detém o atual título do single mais vendido em pré-venda na história da música, e teve seu maior sucesso nos EUA, superando até mesmo a famosa “What Makes You Beautiful”, bem pop!

Quem infelizmente não conseguiu alcançar os mesmos números de Taylor Swift e One Direction com seu atual single, foi Justin Bieber. Apesar de músicas com um ótimo desempenho na Billboard Hot 100, como Boyfriend que teve peak de 2º, o cantor que trabalhou na divulgação de seu mais recente single “Beauty and a Beat”, que tem a participação especial de Nicki Minaj não foi muito feliz com seu desempenho… A música voltou pros charts somente na penúltima semana (Canadian Hot 100 e Billboard Hot 100) e ainda assim deixou a desejar: não sendo muito bom nas vendas no iTunes, atualmente o single se encontra em #70 na Hot 100, subindo apenas uma posição em relação à última semana. Parece que toda a brincadeira que Justin fez para sua divulgação não foi uma boa ideia…

Mas a cada dia que passa temos novos números, e sendo assim tudo pode mudar… Semana que vem  veremos parte do desempenho de “Little Things”, outras mudanças para Taylor Swift, Justin e também outros artistas… Essa semana ficou assim:

É POP: Taylor Swift e 1D com “Live While We’re Young”

É FLOP: Justin com “Beauty and a Beat”

E não deixem de conferir na próxima quinta-feira, com mais notícias sobre as músicas que atualmente dominam as paradas musicais, e óbvio, com muito destaque para nossos ídolos!

Façam suas apostas para a próxima semana, porque tudo pode mudar!

É POP ou FLOP?

View Comments (5)

Comments are closed

"

© 2024 - FebreTeen.com.br.