Febre Teen discute o caso Zayn e Louis: o que eles fizeram é problemas deles. Como absorvemos a polêmica é problema nosso

Louis-and-Zayn-Zouis-

No final do mês de maio, o Daily Mail vazou um vídeo que mostrava Zayn Malik e Louis Tomlinson, da One Direction, fumando maconha. Nos dias seguintes, pipocaram diversas opiniões sobre a atitude dos rapazes. Teve um monte de gente falando, um monte de gente julgando. Aí o Febre Teen aproveitou a reta final de comemorações de 2 anos do site pra discutir o assunto. Não no que eles fizeram, porque isso é problema deles. Mas sim na forma como as fãs absorveram o que aconteceu.

“Os fãs de verdade conhecem o Zayn e o Louis e sabem que eles não usam drogas constantemente”. Esse pensamento tem um erro grave: o de achar que nós, fãs, conhecemos completamente os ídolos. Na verdade, a gente conhece, sei lá, 10% da vida deles. E mesmo assim, nós conhecemos uma imagem que eles constroem. E, sinceramente? A gente nunca pode ter certeza de que aquilo que o artista demonstra ser é quem ele é de verdade.

“Ahh, grande coisa eles fumarem maconha. Todo artista faz isso. Não é tão grave assim”. Na verdade, é meio grave sim. No Peru, o consumo da maconha é legal, então Zayn e Louis não estavam infringindo nenhuma lei. O grande problema é que a maconha é a porta de entrada para drogas mais pesadas. Demi Lovato, por exemplo, ofereceu maconha para Joe Jonas. Até onde sabemos, o Joe parou por aí. Mas Demi se perdeu em uma espiral que a arrastou para vícios mais pesados, como a cocaína.  O resultado a gente já conhece.

“Não é porque eles consomem maconha que as fãs vão ser induzidas a consumir também”. Olha, não é bem assim, não. Para a fã um pouco mais velha pode parecer um absurdo que alguma menina vá querer seguir o exemplo dos ídolos. Mas e a fã de, sei lá, 10 anos, que ainda não tem muita noção do que é certo e o que é errado? Na semifinal da edição mais recente do The Voice, Christina Grimmie, do time do Adam Levine, estava entre os três menos votados. Justin Bieber foi ao twitter pedir para as beliebers votarem para salvá-la. E assim as fãs fizeram, porque a verdade é que a gente faz tudo pelos nossos ídolos. Se tem fã que vota em uma candidata que nem conhece só porque o Justin pediu, por mais incrível que pareça, também tem fã que vai querer usar droga pra se sentir mais próxima do Zayn e do Louis.

“Nós somos fãs e temos que apoiar todas as escolhas deles”. Sim, teve gente falando isso. E não é assim que as coisas funcionam. Não dá pra passar a mão na cabeça dos nossos ídolos e achar que tudo que eles fazem é uma maravilha. Cada fã tem o ídolo que merece. E se você aceita ter um ídolo que não respeita as regras, pode ser que alguma hora ele passe a não respeitar você.

See Also

“Eles são seres humanos, jovens, tem direito de viver suas vidas”. Isso é verdade. É injusto tirar de cinco rapazes tão jovens o direito de cometer erros, experimentar a vida. Só que ninguém nunca disse que a vida de celebridade seria fácil ou justa. Deve ser chato pra caramba ter sempre alguém vigiando todos seus passos, criticando absolutamente tudo que você faz. Mas a partir do momento em que eles se juntaram para formar uma boyband, eles já sabiam que a fama mundial ia cobrar um preço.

“Mas o que vocês queriam? Que eles fingissem ser algo que não são?”. Talvez. Porque a imagem que eles passam influencia muita gente. Existem muitas teorias conspiratórias de que toda a história de Demi Lovato é puro marketing. E pode ser que seja mesmo, quem sabe? Mas não é esse o ponto crucial. O mais importante é que a história da americana, que pode ter sido inventada ou não, mudou a vida de milhares de pessoas. Vamos fazer as contas: se 10% dos seguidores da Demi no twitter tiverem deixado de consumir drogas, ou beber, ou se cortar, 220 mil vidas podem ter sido salvas. E isso faz toda diferença.

Zayn e Louis não são monstros, nem exemplos terríveis. Pelo contrário. Durante toda a carreira, os dois se mostraram bons exemplos, sempre respeitaram seu público. Se fumam maconha não é problema de mais ninguém, até porque no final do dia, a vida é deles. Não cabe a ninguém julgar o que os dois fizeram. Mas cabe aos fãs saber filtrar o que é um bom exemplo e o que não é. Uma certa integrante de uma girlband que tá começando a fazer sucesso deu reblog em um post no tumblr que dizia algo do tipo: “nossa, dois artistas fumando maconha, qual será a próxima revelação? Que modelos cheiram cocaína?”. Que bonitinha ela, toda irônica, né? Pode ser que para alguns o vídeo não tenha revelado nada de muito impactante. Pode ser que a maioria ache que usar maconha não é nada demais. Mas se num futuro próximo o que era só uma brincadeira, só um momento de experimentação dentro do carro, virar um vício grave, vamos ver se esses engraçadinhos que não acharam nada demais ainda vão dar apoio para Zayn e Louis. No fim das contas, só os verdadeiros fãs permanecem.

View Comments (19)

Comments are closed

"

© 2024 - FebreTeen.com.br.