Zendaya recebe comentários ofensivos sobre seu cabelo de apresentadora e a responde. Confira!

Zendaya estava presente no Oscar 2015, que aconteceu no último domingo (22). A atriz estava com um vestido longo branco e usava dreadlocks em seus cabelos. Ontem durante o programa “Fashion Police”, onde comentavam sobre os looks das celebridades no evento, a apresentadora Giuliana Rancic disse sobre a Zendaya:

“Eu sinto que ela cheia a óleo de Patchouli (uma planta)… ou talvez maconha”

Quando Zendaya soube dos comentários da apresentadora, se sentiu ofendida e divulgou uma declaração via Instagram. A atriz dizia que os comentários eram ignorantes, desrespeitosos e escandalosamente ofensivos. Veja abaixo à declaração completa:

 

Uma foto publicada por Zendaya (@zendaya) em

“Existe uma linha tênue entre o que é engraçado e desrespeitoso. Alguém fez um comentário sobre o meu cabelo no Oscar e isso me deixou apavorada. Não porque eu estava descontente com análises aos meus looks, mas porque fui atingida por críticas ignorantes e puro desrespeito. Dizer que uma garota de 18 anos com dreads deve ter cheiro de Patchouli ou maconha não é apenas um enorme estereótipo, mas também excessivamente ofensivo. Eu nem sempre sinto a necessidade de responder coisas negativas, mas algumas delas não podem passar despercebidas. Saiba você que meu pai, meu irmão, meu melhor amigo de infância e vários primos pequenos têm dreads. — Você quer saber o que Ava DuVernay (diretora do filme indicado ao Oscar Selma), Ledisi (cantora, compositora e atriz indicada nove vezes ao Grammy), Terry McMillan (autor), Vincent Brown (professor de estudos africanos e afrodescendentes na Universidade de Harvard), Heather Andrea Williams (historiadora também formada em Harvard, com mestrado em e phD na Universidade de Yale), além de muitos outros homens, mulheres e crianças das mais variadas etnias têm em comum? Dreads. E nenhum deles tem cheiro de maconha. Já existem duras críticas ao cabelo afrodescendente na sociedade sem a ajuda de pessoas ignorantes que escolhem julgar pelo enrolar do cabelo. Eu usei meu cabelo com dreads no Oscar para mostrá-los sob uma luz positiva, para lembrar às pessoas de cor que nossos cabelos são bons o suficiente. Para mim, dreads são símbolo de força e beleza, quase como a juba de um leão. Eu sugiro que algumas pessoas escutem a música I Am Not My Hair (Eu Não Sou Meu Cabelo) da India Arie e reflitam um pouco antes de abrir a boca tão rápido para julgar.”

A publicação de Zendaya foi muito comentada e gerou uma grande polêmica em cima da apresentadora Giuliana, sendo chamada de preconceituosa. A apresentadora se manifestou sobre o assunto em seu perfil de Twitter, pedindo desculpas à atriz:

“Querida Zendaya, me desculpe se eu ofendi a você e outros. Eu estava me referindo a um look chic boêmio. Não tinha nada a ver com raça e NUNCA teria!”

O assunto parecia ter se encerrado mas a polêmica sobre a apresentadora ser racista e preconceituosa continua… E você, o que achou sobre os comentários?

View Comments (7)

Comments are closed

"

© 2024 - FebreTeen.com.br.