O livro de Harry Potter e a Ordem da Fênix, é favorito de muitos potterheads, e o meu também, por isso, essa coluna é sobre ele, uma comparação sobre alguns pontos, quem fez melhor.
O que o filme fez certo:
- A trilha sonora tem sido sempre agradável, e eu amo John Williams, mas Nicholas Hooper acrescentou alguns detalhes fantásticos para a música tema de Harry Potter.
- Nós finalmente vimos a Sra. Figgs. Mesmo ela sendo importante (devia ter aparecido BEM antes), fiquei bastante feliz em, finalmente, ver o rosto dela no filme.
- Gosto MUITO do fato de que no filme, a Luna, aparece mais e é mais importante do que no livro.
- As cenas do Filch procurando a Sala Precisa são muito boas: um toque bem-humorado que não estava presente nos livros.
- Madame Trelawney (Emma Thompson). Precisa dizer mais?
- Cho não é responsável por revelar o paradeiro e as atividades do AD, como nos livros. Não sei porque, mas, gostei dessa mudança.
- Eu prefiro a grande saída dos gêmeos Weasley no filme do que a do livro.
- O elenco é realmente impecável nos filmes. Imelda Staunton não se parece com um sapo, como descrita no livro, mas eu não me importei porque ela faz uma Umbridge incrível. Suas manipulações passivo-agressivo são sutis e absolutamente fortes. Eu realmente amo odiar essa mulher!
- A batalha nas escadas entre a professora McGonagall (a impecável Dame Maggie Smith) e Dolores Umbridge é impagável!
- Bellatrix Lestrange (outra escolha elenco incrível, Helena Bonham Carter é uma mulher assustadora) usando a maldição da morte. Aqueles que leram o livro ficaram sem saber se Sirius morreu porque caiu no véu, ou porque Bella lançou o feitiço nele (eu reli essa passagem obsessivamente pelo menos 15 vezes na esperança de que haveria uma resposta mais concreta). Eu gostei da certeza que o filme da que ele está morto.
- Sirius erros de Harry para James antes que ele está morto, o detalhe não está no livro, mas faz um muito bom disso, especialmente considerando que Sirius tem que fazer alguma coisa para nos preocupar com ele mais.
- Três palavras: Briga entre bruxos!
- No livro Lord Voldemort salva Bellatrix Lestrange do Ministério quando ele sai (por que ele iria se preocupar com heroísmo?). No filme mostra Bella fugindo por pó de Flu, acredito que tenha ficado melhor e mantido a imagem de frio e cruel de Voldemort.
- Eu gosto do fato de que Voldemort explica porque Harry não pode lançar com sua maldição da morte em Bellatrix.
- Eu realmente tenho que dizer que aqui, Daniel Radcliffe é apenas um ator incrivelmente talentoso.
O que o livro fez melhor:
- Trouxas não podem ver dementadores.
- Eu realmente comecei a não gostar de Harry neste livro. Ele era um adolescente mal criado, chato, e briguento que perde a pasciencia com todo mundo que quer ajuda-lo.
- O papel de Tonks é muito reduzio ao ponto de quase não existir.
- Harry e Luna não são os únicos que podem ver os Testrálios. Neville também está em sua posição única de ver alguém morrer.
- Quero Dobby! Por que ele não no filme??
- Alguém disse centauros?
- Neville não é tão sem talento como mostra no filme . Na verdade, ele começa a arrasar nas lições da A.D. (Armada de Dumbledore).
- Ron, na verdade, se junta à equipe Quadribol este ano, mas o esporte é totalmente cortado do filme, sem motivo aparente.
- No livro, Dumbledore ataca os membros do Ministério e depois que eles vem retirar ele da direção da escola.
- Harry passa muito tempo na detenção. No filme, são apenas uma ou duas cenas.
- O elfo doméstico Monstro é responsável por dar informações para o Malfoy que levou à morte de Sirius. O filme elimina esse fato.
- Umbridge é a responsável por enviar Dementadores para Harry no começo da história, mas isso não aparece no filme.
- A batalha final entre as crianças e os Comensais da Morte é muito mais terrível, e bem desenvolvida no livro.
- Nos livros, uma verdadeira relação se desenvolve entre Harry e Sirius. Nos filmes que são pouquíssimas as interações dos personagens. Eu chorei e chorei quando Sirius morreu, mas no filme, é tão fraco o laço dos dois que a emoção quase não existe.
- O filme omite reações iniciais de Harry envolvendo a morte de Sirius, incluindo uma conversa importante que ele tem com Nick Quase Sem Cabeça, a respeito de como um fantasma passa a existir.