Twitter: @kaarencesar Instagram: @karencesar_
Se você já foi ou acompanha os dois festivais, sabe que apesar de terem o mesmo nome, o Lollapalooza Chicago e o Lollapalooza Brasil são bem diferentes, e cada um tem seu jeitinho especial que conquista os fãs. Para quem fica na dúvida ou quer saber o que muda quando a gente cruza o continente para curtir o festival nos EUA, se liga nas 6 maiores diferenças entre os dois:
1. Localização e cenário
O Lollapalooza Chicago acontece no Grant Park, que é tipo um “Central Park” da cidade, com vista linda para os arranha-céus e o lago Michigan e fica em um área central de Chicago perto de hotéis, restaurantes, metrô e muito mais. Já o Lollapalooza Brasil rola no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, no meio de um bairro mais residencial, afastado do centro.
2. Palcos
No Lolla Chicago, são OITO palcos espalhados pelo Grant Park, mas nem tudo é perfeito. Alguns palcos secundários não têm telão, e aí, se o show lota, pode ser bem difícil enxergar o artista lá na frente.
Já no Lolla Brasil, apesar de serem “só” quatro palcos, a estrutura é super pensada: todos têm telão e, como o Autódromo de Interlagos é cheio de morros, dá pra ver o show de praticamente qualquer lugar. Em Chicago, o terreno é todo reto, então, se você ficar mais pro fundo, vai precisar contar com a sorte (e a altura!) pra ter uma boa visão.
@karencesar_ WTF???? 😩😭 #rolemodel #lollapalooza #lolla ♬ som original – Karen Cesar
4. VIP
No Lollapalooza Brasil, o ingresso VIP mais caro oferece acesso ao lounge, que conta com comidas e bebidas gratuitas, além de algumas ativações exclusivas. No entanto, esse espaço fica localizado próximo apenas ao palco Perry.
Já no Lollapalooza Chicago, o pacote VIP é mais abrangente com acesso premium e platinum, dependendo de qual comprar. Além do acesso ao lounge exclusivo, os visitantes têm direito a uma área exclusiva na frente de todos os palcos do festival, garantindo uma experiência mais próxima dos artistas durante as apresentações. Para facilitar o deslocamento entre os palcos, o festival oferece até carrinhos de golfe, tornando a circulação mais rápida e confortável.
3. Lambe-lambe
No Lolla Brasil, os famosos lambe-lambes são praticamente uma atração à parte! O festival é todo decorado com artes exclusivas de cada artista do line-up, espalhadas pelos muros e espaços do evento, deixando o clima ainda mais vibrante e cheio de personalidade. É tipo um show visual antes mesmo da música começar!
Já no Lolla Chicago, essa vibe dos lambe-lambes dos artistas não rola dentro do festival. Lá, você vai encontrar muros com o logo do Lollapalooza, bem mais minimalista.

Mas olha só que interessante: pela cidade de Chicago, tem vários cartazes personalizados dos artistas, dando aquele toque urbano e mostrando quem vai bombar no festival. Ou seja, fora do parque, a cidade toda vira um grande outdoor de música!

5. Experiência do público
No Lollapalooza Chicago, o público costuma chegar cedo e aproveitar todo o festival e as atrações do dia, incluindo ativações, atividades culturais e até entrevistas com os artistas que rolam em alguns palcos.
@koolkidsbrasil Uma pequena entrevista do Damiano no Lollapalooza Chicago ✨❤️🔥 📽️ cauepaciornik #damianodavid #show #fyp #viral #maneskin #capcut #foryou #foryoupage @Damiano David ♬ som original – Kool kids Brasil
No Brasil, a galera geralmente vai para o festival atrás do seu artista favorito e passa horas na frente do palco, esperando o show começar. Mas, claro, nós brasileiros não economizamos: cantamos cada música com toda a alma, dando aquela energia única e mostrando toda a nossa paixão pela música.
6. Aftershow / Sideshow
No Brasil, os famosos side shows rolam antes ou depois das datas do festival, geralmente em casas de show menores em São Paulo. É bem raro ter apresentação de headliners ou artistas grandes em outras cidades, como aconteceu na última edição, quando Olivia Rodrigo fez um show solo em Curitiba.
Já no Lollapalooza Chicago, o esquema é outro: os shows fora do festival são chamados de aftershows, porque acontecem nos mesmos dias do evento, como uma festa pós-Lolla. E o mais legal? Vários artistas do line-up se apresentam nesses afters em locais diferentes. É tipo estender o rolê até mais tarde com o seu artista favorito!
No fim das contas, tanto o Lollapalooza Chicago quanto o Brasil têm seus encantos únicos. O americano impressiona pela grandiosidade e diversidade, enquanto o nosso Lolla conquista pelo calor do público e a vibe brasileira que só a gente tem. Se você puder, o ideal é curtir os dois para sentir o melhor de cada um e garantir histórias para a vida toda!