A série “13 Reasons Why” vem sendo alvo de diversas críticas, principalmente quando se trata da discussão sobre a cena do suicídio de Hannah Baker (Katherine Langford), na primeira temporada.
O diretor do episódio final em que a cena foi exibida, Kyle Patrick Alvarez, explicou em entrevista ao site Indiewire que a cena foi exibida exatamente para não dar margem à romantização do suicídio:
“Os adolescentes são inteligentes, e penso que se esse é um show que tem muitos desafios e brutalidade e, de repente, esses momentos não estão mais lá, isso chama mais atenção à série”.
Ele também disse que por se tratar de violência, ele leva esse assunto muito a sério. Às vezes, permite que o público use sua imaginação e decide não mostrar tal cena.
“Neste caso, precisava ser apresentado, porque eu acho que omitindo, de fato, realmente cria mais problemas. Cria a possibilidade do público romantizar ou glorificar isso em suas mentes”.
Kyle ainda contou que no dia da gravação da cena, houve muita preparação, inclusive, da parte da atriz que interpreta Hannah.
“Você quer que eles estejam super concentrados. Eu não queria que ela sentisse que havia pessoas a mais a assistindo. Aí, falamos com a Katherine para ela usar o tempo que fosse preciso, mas ela fez logo na primeira vez.”
As gravações da segunda temporada da série já começaram e não têm data de estreia definida.