Entenda o final de ’13 Reasons Why’ e o porquê da morte chocante e da volta de Hannah Baker

13 Reasons Why‘ chegou oficialmente ao fim com a quarta temporada na Netflix.  Ao longo do caminho, a série se aprofundou em assuntos obscuros e sérios – incluindo bullying, abuso de drogas, agressão sexual e suicídio.

+ Spin-off de ’13 Reasons Why’? Dylan Minnette deixa escapar spoiler chocante sobre Clay e diz se vai rolar

Após o assassinato de Bryce Walker (Justin Prentice) nas mãos de Alex Standall (Miles Heizer) e Jessica Davis (Alisha Boe) – e a prisão de Monty de la Cruz (Timothy Granaderos) que resultou na morte do mesmo – a temporada final começa com os personagens principais lutando sob o peso desse segredo.

Essa tensão só foi agravada por novos personagens, como Winston Williams (Deaken Bluman), Diego Torres (Jan Luis Castellanos) e Estela de la Cruz (Inde Navarrette) – pois cada um tinha suas próprias razões para expor o que realmente havia acontecido com Bryce. Esse esforço também foi compartilhado pelo xerife Diaz (Benito Martinez), quando ele reabre o caso.

+ 8 perguntas que ficaram sem respostas com o final de ’13 Reasons Why’

– SPOILER – 

Por que Justin Foley foi o personagem que morreu?

13 REASONS WHY (L to R) BRANDON FLYNN as JUSTIN FOLEY in episode 407 of 13 REASONS WHY Cr. DAVID MOIR/NETFLIX © 2020

O fato de Justin nunca ter se formado ou ver esses planos de fato acontecerem, parece uma reviravolta cruel. No entanto, há alguma lógica por que os escritores optaram por Justin ser o único que faleceu. Embora ele não fosse verdadeiramente amado por todos no grupo principal, ele tinha as conexões mais fortes com a maioria de seus membros. Ele era o irmão de Clay (Dylan Minnette), era o melhor amigo de Zach Dempsey (Ross Butler), foi o primeiro amor verdadeiro de Jessica, foi co-capitão do time de futebol com Charlie St. George (Tyler Barnhardt).

Além disso, embora ele tivesse se aproximado desse squad, ele também estava firmemente protegido pela panelinhas dos populares e dos atletas. Como tal, sua morte foi preparada para ter o maior impacto em toda a escola – como pode ser visto na área de visitas do hospital, sempre lotada de pessoas que querem se despedir. Por mais difícil que tenha sido para os espectadores, Justin estava mais facilmente posicionado, na morte, para provocar reflexão entre os personagens e acabar com as inimizades.

Por que Winston, Diego e o xerife pararam de perseguir a verdade sobre a morte de Bryce?

13 REASONS WHY (L to R) DEAKEN BLUMAN as WINSTON and MILES HEIZER as ALEX STANDALL in episode 402 of 13 REASONS WHY Cr. DAVID MOIR/NETFLIX © 2020

Várias pessoas tentaram descobrir quem realmente havia matado Bryce Walker. A acusação foi liderada principalmente por Winston e Diego.

Mas ambos deixaram esse objetivo de lado. Estela indicou no início da temporada que a busca de Winston pode não ser inteiramente sobre vingar Monty. O final provou que isso era verdade. Quando tudo foi dito e feito, Winston revelou ser alguém que ama muito rápido e profundamente. Ele se apaixonou por Monty depois de apenas alguns encontros, apesar de não o conhecer verdadeiramente. Ele também se apaixonou por Alex de maneira semelhante. Como tal, a maior parte de seu esforço foi motivada por um desejo de amizade, amor e inclusão. Apesar de não conhecer realmente Justin Foley, sua morte e a dor subsequente foram suficientes para provocar um efeito preocupante dentro de Winston, guiando-o a um pouco mais de autoconsciência e ao fato de que nem tudo é preto e branco.

Da mesma forma, a morte de Justin levou a uma reavaliação por parte de Diego. Ainda não está claro se ele soube do envolvimento de Alex ou se continuou acreditando que Jessica havia matado Bryce. Seja qual for o caso, a segunda o fez lembrar de que já havia dor suficiente. Isso, e o fato de ele ter desenvolvido sentimentos genuínos por Jessica, o levaram a não continuar o ciclo iniciado por Bryce e Monty, mas seguir os passos mais honrosos de Justin. Soltando seus rancores. Outro personagem que suspeitou de um encobrimento foi o xerife Diaz, por parte do pai de Alex. No entanto, ele também reavaliou sua posição no final, simpatizando com o desejo de proteger a família (como faria com sua própria filha) e observando que talvez os personagens adolescentes tenham sofrido consequências suficientes.

Por que Ani não aceitou o dinheiro da Sra. Walker?

13 REASONS WHY (L to R) GRACE SAIF as ANI in episode 409 of 13 REASONS WHY Cr. DAVID MOIR/NETFLIX © 2020

Após uma breve conversa, a Sra. Walker (Brenda Strong) ofereceu a Ani (Grace Saif) o dinheiro que ela havia economizado anteriormente para a educação universitária de Bryce. Como alguém de origem imigrante e de classe trabalhadora, que lutava para obter uma bolsa de estudos completa, o dinheiro teria sido útil. No entanto, o final revelou que Ani havia convencido a Sra. Walker a dar o dinheiro para o VACA, o grupo ativista de Jessica dedicado a ajudar sobreviventes de agressão sexual.

A decisão é extremamente adequada à personagem de Ani, que está sempre buscando ajudar as pessoas e resolver seus problemas. Colocando o dinheiro nas mãos de Estela (a nova líder do grupo), ela ajuda uma grande quantidade de pessoas, e não apenas ela mesma. A escolha também permite que Ani siga os passos de inspiração estabelecidos por sua mãe e faça seu próprio caminho no mundo. Igualmente, serve como um dedo do meio irônico ao final de Bryce Walker, já que o dinheiro originalmente destinado a ele agora ajudará o tipo de vítimas que ele deixou.

Por que Zach decidiu estudar música?

13 REASONS WHY (L TO R) DYLAN MINNETTE as CLAY JENSEN and ROSS BUTLER as ZACH DEMPSEY in episode 405 of 13 REASONS WHY Cr. DAVID MOIR/NETFLIX © 2020

Zach perseguindo um futuro na música foi realmente mostrado no início da temporada. No episódio 5, Clay tropeçou bêbado em Zach tocando piano. Ele explicou que sua mãe o forçou a ter aulas por sete anos. A cena foi um dos momentos mais alegres e divertidos da temporada. Mais do que isso, porém, foi uma das únicas vezes que Zach ofereceu um sorriso genuíno.

See Also
MÚSICA: Rudy Mancuso e Camila Mendes falam sobre novo filme, namoro, português com elenco de 'Riverdale' e Anitta (EXCLUSIVO)

Ainda deprimido por sua parte no que aconteceu com Bryce e o acobertamento, Zach passou a temporada inteira exibindo um comportamento extremamente autodestrutivo. Passando a beber, usar drogas e até formas únicas de auto-mutilação, a descida de Zach continuou até depois da morte de Justin.

No momento em que tocou piano e cantou com Clay, no entanto, deu aos fãs um vislumbre do verdadeiro Zach que eles conheceram e amaram ao longo dos anos. Assim, quando ele finalmente emergiu de sua espiral, fazia todo o sentido do mundo que ele retornaria àquele breve momento de prazer e paz e o incorporaria em seus novos planos para o futuro.

O que significa a cena de Hannah Baker?

Reprodução: (Netflix)

Uma das principais questões de 13 Reasons Why tem sido os problemas de saúde mental frequentemente ignorados por Clay.  Ele exibiu comportamento dissociativo e outros sintomas que sugerem esquizofrenia.

Pode-se interpretar que a visão de Hannah Baker, no último episódio, foi a maneira de Clay deixar de lado e finalmente poder perdoar as pessoas por como elas os machucaram. No entanto, ele já havia feito isso no final da segunda temporada. A participação foi provavelmente uma desculpa para trazer Langford de volta para o episódio final, de modo a tornar as coisas mais completas. Ainda assim, é difícil ignorar o potencial impacto temático e que isso poderia facilmente implicar o contrário em relação a quanto tempo Clay está em sua recuperação.

Como tal, o breve retorno de Hannah empresta um sentimento quase ambíguo ao final de 13 Reasons Why – um que questionava se o personagem de Clay Jensen havia realmente aprendido suas lições ao longo das quatro temporadas.

© 2024 - FebreTeen.com.br.